No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego promove, de 2 a 6 de março, a Open Week 2026, uma iniciativa integrada no programa da Rede de Escolas do Turismo de Portugal. Durante cinco dias, a escola abre portas à comunidade para dar a conhecer a sua oferta formativa, as condições de ensino e as dinâmicas pedagógicas.
Segundo a nota de imprensa, a iniciativa é dirigida a jovens, encarregados de educação, psicólogos de orientação vocacional, professores e ao público em geral. A Open Week 2026 tem lugar “em cada uma das 12 escolas do Turismo de Portugal”.
O programa contempla aulas abertas, workshops, demonstrações técnicas, sessões de esclarecimento e visitas guiadas às instalações. Estão ainda previstas experiências práticas nas áreas de Cozinha, Pastelaria, Restaurante e Bar, Alojamento, Turismo e Sustentabilidade.
De acordo com a informação divulgada, “os participantes podem integrar desafios criativos, showcookings, provas sensoriais, dinâmicas de hotelaria e turismo de natureza e aventura, bem como atividades interativas pensadas para proporcionar um contacto direto e imersivo com as profissões do setor”.
A Open Week inclui também sessões de apresentação da oferta formativa para o ano letivo 2026-2027, “permitindo aos participantes conhecer percursos reais de integração no mercado de trabalho”, indica o documento.
No âmbito da sua atividade, a escola destaca que, “com a missão de qualificar os recursos humanos do turismo, a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego assegura formação inicial para jovens e formação contínua e executiva para profissionais do setor”.
A instituição considera ainda que “este é assim um momento estratégico para todos os que ponderam iniciar ou reorientar o seu percurso académico e profissional na área do turismo”.
As inscrições para visitas individuais ou em pequenos grupos podem ser feitas através do endereço eletrónico ehtlamego@turismodeportugal.pt.
Durante a semana, decorre a iniciativa “Gincana da Hotelaria e Turismo”, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 16h00, com atividades como apresentação da oferta educativa, “Pastelaria: É chocolate!”, “Alojamento: Quem sabe mais?”, “Cozinha: Cheira bem!”, “Restaurante: Arte na mesa”, “Bar: Mocktail ou Cocktail?” e “Cultura: Quem escreveu?”.