No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os alunos de uma turma do 10.º ano da Escola Secundária de Viriato, em Viseu, assistiram à distância a peça de teatro #Desordem, que contou também com uma sessão de debate.
O espetáculo foi criado pela companhia de teatro Baal17, de Serpa, para os alunos da turma D do 10.º ano de escolaridade, no âmbito de uma candidatura ao Programa Cuida-te + do Instituto Português do Desporto e Juventude. A iniciativa foi organizada pela Equipa da Promoção e Educação para a Saúde da escola.
Em comunicado, a Escola Secundária de Viriato refere que cada aluno “foi convidado a refletir sobre a problemática da saúde mental e a construir a ficção, desconstruindo a realidade”, de forma a criar “um espelho que reflete as possibilidades do futuro a partir das escolhas do presente, antes que elas se tornem num problema”.
A peça foi criada para que os alunos possam colocar-se nos papéis representados pelos personagens Alberto, Carminho, Jéssica e Tiago e seja abordada a necessidade de cuidar da saúde mental e não descurar os problemas do foro psicológico, alertando para a necessidade de procurar ajuda especializada.
A Escola Viriato refere que a participação dos alunos nesta peça “os dignificou com uma participação disciplinada e promotora de um debate reflexivo”.