policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » GD Mangualde e Carregal do Sal decidem não terminar a época

GD Mangualde e Carregal do Sal decidem não terminar a época

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
09.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
09.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 GD Mangualde e Carregal do Sal decidem não terminar a época

A Associação de Futebol de Viseu (AFV) já revelou quantas equipas aceitaram continuar a disputar as competições distritais.

Na Divisão De Honra, das 18 equipas que iniciaram a temporada, apenas Mangualde e Carregal do Sal ficam de fora na reta final da competição, que era de inscrição facultativa, ou seja, sem penalização de descida.

Ricardo Lopes, presidente do Mangualde, justifica esta decisão com o facto “de não haverem condições, quer desportivas quer financeiras, para retomar a competição”. O responsável lembra que “a retoma irá ser feita, novamente, com a ausência de pública e com uma série de constrangimentos que foram decretados pela Direção Geral de Saúde”.

O presidente do Mangualde salienta ainda que “a instabilidade que se vive nos quadros competitivos da AFV”, é outro dos motivos para não competirem. Ricardo Lopes lembra que “este é o terceiro modelo competitivo que a direção da AFV decidiu implementar este ano” e, “por tudo isto, entendemos que não estão reunidas as condições de estabilidade que um clube de futebol precisa para estar em competição”.

Paulo Catalino, presidente do Carregal do Sal, explica que tomaram a decisão de não continuar a competir, pois diz “que o campeonato devia ser repensado tendo em conta o momento que vivemos de pandemia”.

“A grande parte das associações desportivas, vivem muito do apoio que as câmaras municipais dão às coletividades desportivas. Não havendo futebol das camadas jovens, as verbas que a gente vai conseguindo ter para o ano desportivo, são escassas”, explica.

Paulo Catalino assume que era “uma loucura” e “muito insensato, colocar uma equipa que, neste momento, não tem condições financeiras para poder praticar o desporto, num campeonato que tem de tudo, menos bom senso”.

“A nova norma que saiu da Direção Geral de Saúde, que obriga a que haja necessidade de fazer os testes [à Covid-19], e que são mais um custo para os clubes, acabam por ainda agravar mais a situação financeira dos clubes”, salienta.

Na zona norte da Primeira Divisão Distrital de futebol, as 13 equipas que iniciaram a temporada, vão todas continuar em competição. O mesmo não acontece na zona sul, onde dos 14 clubes iniciais, apenas nove vão continuar a competir. Besteiros, Vale de Madeiros, Cabanas de Viriato, Os Ciências e Santar, foram as equipas que optaram por não integrar a competição facultativa.

A Taça Distrital de Futebol de Sub-21, que foi criada para as camadas jovens que estão sem competir há mais de um ano, vai ser disputada por 18 equipas. A mesma adesão não se verificou no futsal, onde apenas três equipas vão disputar esta competição para os escalões de formação.

Na Divisão de Honra de futsal, todas as equipas aceitaram continuar em competição. A zona norte é composta por oito clubes, enquanto que a zona sul vai contar com sete equipas em prova.

No futsal feminino, a Primeira Divisão Distrital, que ainda não tinha arrancado, vai ser disputada por oito equipas, divididas em duas séries, norte e sul, cada uma composta por quatro clubes.

A Associação de Futebol de Viseu diz que “os regulamentos, formatos competitivos e calendários a aplicar em cada uma das provas, serão publicados na próxima semana”. “Os sorteios de cada competição vão ter lugar entre 19 e 21 de abril”, lê-se no comunicado oficial.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar