policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Governo insiste que IP3 vai ficar todo requalificado em 2024

Governo insiste que IP3 vai ficar todo requalificado em 2024

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
14.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
14.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Governo insiste que IP3 vai ficar todo requalificado em 2024

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, continua a insistir que o IP3, que liga Viseu a Coimbra, estará todo requalificado em 2024.

A garantia foi deixada numa reunião que decorreu esta semana entre o ministro e os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em videoconferência.

As obras no nó entre Penacova e a Ponte da Foz do Dão, em Lagoa Azul, no concelho de Mortágua, estão atrasadas há cerca de um ano, devendo ter ficado concluídas em abril de 2020. O responsável pela empreitada diz que agora já estão na fase final.

O presidente da CIM, Rogério Abrantes, garante que a comunidade intermunicipal está a acompanhar diariamente o que se passa na obra e admite que esta não vai ser a última reunião com o Governo sobre o IP3.

“Temos uma empresa contratada para fazer esse trabalho de acompanhamento e que nos vai pondo a par da situação. Mas nunca estaremos sossegados e, por isso, esta não será com certeza a última reunião”, frisa.

Rogério Abrantes adianta que a reunião foi exigida pela CIM para fazer o ponto de situação sobre as obras no IP3. O também autarca de Carregal do Sal explica que, na sessão com Pedro Nuno Santos, a CIM fez pressão junto da tutela para que a obra no itinerário Viseu-Coimbra acelere.

“Fizemos alguns acordos de trabalho para daqui em diante. Colaborámos em alguns casos para fazermos alguma pressão para que as coisas andem mais rapidamente junto de algumas entidades onde os projetos chegam e estão às vezes parados. Vamos ajudando no que podemos, alertando estas entidades da necessidade urgente de conclusão do IP3”, diz.

A empreitada do IP3 começou em maio de 2019. As obras no troço entre Penacova e Lagoa Azul têm um investimento orçado em mais de 13 milhões de euros. Toda a requalificação está orçada em 134 milhões de euros.

Ainda na reunião com Pedro Nuno Santos, o presidente da Câmara de Castro Daire, Paulo Almeida, aproveitou a ocasião para defender a requalificação urgente da Estrada Nacional 225, entre o concelho e o município vizinho de Arouca.

Pedro Nuno Santos assegurou que fará esforços para que o Ministério das Finanças aprove a portaria de extensão de encargos que irá permitir o lançamento da obra, que já conta com um investimento previsto de cerca de 5 milhões de euros por parte da Infraestruturas de Portugal.

A sessão contou também com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar