No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Lamego vai organizar, na próxima semana, a iniciativa Semana da Leitura. Entre 19 e 23 de abril, as bibliotecas vão ser palco de uma “grande festa” à volta dos livros que visa estimular os hábitos de leitura junto dos mais jovens.
A maioria das atividades decorrerá online por causa da atual pandemia. O poeta Fausto Guedes Teixeira, natural de Lamego, vai ser lembrado nesta iniciativa.
Ana Catarina Rocha, vereadora da Educação na Câmara, defende que este evento é uma oportunidade para os mais novos conhecerem a obra do poeta que nasceu e morreu na cidade de onde foi natural.
“Vamos fazer um tributo a Fausto Guedes Teixeira e também vamos permitir que os mais novos descubram este nosso grande poeta que marcou a literatura portuguesa do século XX”, afirma.
A 23 de abril, a companhia de teatro Filandorra fará uma recriação histórica sobre a vida e obra de Fausto Guedes Teixeira no Museu de Lamego às 18h00 e o espetáculo Descobrir Lamego com a fadista Teresa Tapadas e o tenor Carlos Guilherme no Teatro Ribeiro Conceição a partir das 21h00.
Ana Catarina Rocha refere que o programa da Semana da Leitura será adaptado aos diferentes níveis de ensino.
“É um evento muito importante para o município. Entendemos envolver todas as entidades públicas e privadas com bibliotecas que fazem parte da Rede de Bibliotecas a programar a nossa Semana de Leitura. É um programa muito completo que vai decorrer nas diversas instituições escolares e nos dois agrupamentos de escolas”, afirma a vereadora.
A Semana da Leitura incluirá atividades dedicadas a escritores, contadores de histórias, alunos, professores, pais e encarregados de educação, workshops criativos, dramatizações, conferências e música.