5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Alunos do secundário preocupados no regresso às aulas presenciais

Alunos do secundário preocupados no regresso às aulas presenciais

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
19.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
19.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Alunos do secundário preocupados no regresso às aulas presenciais

Depois de cerca de três meses em ensino à distância, nesta segunda-feira (dia 19), os alunos do ensino secundário e do superior regressam às aulas presenciais. À porta da Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, a maioria dos alunos queria ser testada à Covid-19, antes de voltar ao regime presencial. Ainda assim há quem compreenda o atraso na testagem ao novo coronavírus.

“Já não vimos às aulas há algum tempo e é sempre um bocado assustador”, diz Evelyn Valério, aluna do Liceu de Viseu, quando lhe perguntamos como se sentia para o primeiro dia de desconfinamento para o ensino secundário. À espera de ter físico-química e biologia, a estudante não poupa nas palavras e faz um balanço sobre as aulas online: “uma pessoa nunca pode dizer que correram muito bem porque temos a nossa cama ao lado e é muito mais diferente”.

E a principal ansiedade? Ir à escola sem saber o resultado do teste de despiste à Covid-19, que “vou fazer amanhã” (20 de abril). “Acho que deveríamos fazer os testes antes da escola começar e não um dia depois de já termos ido à escola”, assinala.

Conhecemos também Beatriz, aluna do ensino secundário, que nos disse que “é normal que estejamos um bocadinho nervosos”, depois de três meses em casa. Também ainda não fez teste à Covid-19 e é da mesma opinião de Evelyn: “Acho que devia ter sido antes porque ainda há o risco de todos trazermos a Covid-19 para a escola, mas sendo que não é possível por causa da logística, é melhor ser testado durante a semana, do que nunca”.

Mais à frente, encontrámos Margarida, antes de entrar para as primeiras aulas do dia. Confessou-nos que estava “um bocadinho nervosa, não por voltar, mas pelo stress que vamos agora passar com imensos testes”. Ainda assim, “sinto-me confortável, não tenho receio de muitas coisas”, garantiu.

E o teste à Covid-19? “Acho que devíamos ter feito antes, porque mesmo que façamos agora se alguém tiver infetado, a probabilidade de infetar alguém é muito maior”, lamentou.

Um pouco antes das 10h00, falámos com Pedro Pinho, aluno do 11.º ano. “Não estou ansioso, acho que a ansiedade só complica, concentrar-me, tirar boas notas é que estou focado”, referiu, admitindo estar tranquilo para a testagem contra à Covid-19 aos alunos, durante esta semana.

“Isto depois de algum tempo parado, é sempre uma nova experiência”, lançou Salvador Graça, aluno do 12.º ano, adiantando que “em termos de segurança, acho que a escola está a fazer tudo o que é possível e pessoalmente sinto-me seguro”.

Ao contrário da maior parte dos alunos, Salvador compreende o atraso nos testes à Covid-19, “em algumas escolas em específico”. Nos intervalos, “a maior parte das pessoas usaram o devido distanciamento, o uso da máscara”, rematou, apelando ao bom senso de todos os alunos.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar