No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Vouzela vai ser o primeiro município do país a receber, esta quarta-feira (21 de abril), a bandeira “Vila de Excelência”, pelo trabalho realizado em torno da mobilidade, da vertente ciclável e do turismo no concelho.
A cerimónia de atribuição da bandeira do nível 4 vai decorrer nesta quarta-feira (21 de abril), por iniciativa da Rede de Cidades e Vilas de Excelência. A autarquia vai ser distinguida pelo progresso feito com o Plano de Ação Local proposto a esta rede.
O presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, realça que o plano “demonstra que o caminho que temos seguido é o caminho certo”. “Este plano não tem a ver apenas com a ecopista que estamos a ultimar integrada na rede do Vale do Vouga mas também com a regeneração do centro de vila, em que se criou condições de mobilidade e de acessibilidade”, afirma.
O autarca revela ainda que estão em curso outros novos projetos de mobilidade urbana que também abrangem as escolas, nomeadamente as escolas Secundária e Profissional.
“Vamos criando passeios e condições de fruição e segurança para quem circula em conjunto com a via pública e a rede rodoviária de acesso. Temos ainda mais um projeto para criar acessibilidades ao ensino pré-escolar, primeiro ciclo e segundo ciclo no centro da vila. Estes projetos permitem corresponder às exigências desta rede e também ser um concelho ciclável e de mobilidade amigável, apesar de estarmos na serra”, explicou Rui Ladeira.
A Rede de Cidades e Vilas de Excelência arrancou em 2013, com o objetivo de acompanhar o trabalho dos municípios no programa Portugal 2020, e é constituída por cerca de 50 concelhos do país. Vouzela aderiu em 2015.