No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Foram recolhidas 59 toneladas de resíduos têxteis no concelho de Vouzela nos últimos dois anos.
O balanço foi divulgado esta sexta-feira (23 de abril) pela Câmara Municipal, com base em dados de 2019 e 2020 recolhidos pela H Sarah Trading, que mantém 12 contentores para recolha de roupa, calçado e brinquedos.
“Os dados anuais dizem-nos que, em 2019, o total de resíduos recolhidos foi de 35.633 kg, tendo-se registado, devido à pandemia, um decréscimo para 23.913 kg na recolha efetuada durante o ano de 2020”, refere o município.
O executivo liderado por Rui Ladeira refere que, nestes dois anos, “a recolha seletiva permitiu que fossem desviados do aterro sanitário 52,6 toneladas de resíduos têxteis e as emissões de CO2 fossem reduzidas em mais de 214 toneladas”.
Segundo as contas da Câmara, das mais de 59 toneladas de resíduos recolhidos, 47.411 quilogramas foram reutilizados, enquanto 5.241 quilos tiveram como destino a reciclagem e 6.895 quilos foram destruídos.
“Em Vouzela, estamos empenhados nessa mudança, promovendo uma economia cada vez mais circular tendo sempre como objetivo principal a sustentabilidade das nossas atividades e do nosso território”, sublinhou Rui Ladeira.