No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O percurso pedestre das Quedas de Água das Paredes, no concelho de Mortágua, foi palco para a apresentação do Guia de Percursos Pedestres da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, à qual integra o município mortaguense.
A iniciativa foi lançada no último fim de semana com uma caminhada que contou com a presença dos presidentes de câmara e vereadores dos 19 municípios que integram a CIM.
Segundo a Câmara de Mortágua, a iniciativa “Os Caminhos da Região de Coimbra” consiste numa “rede de oferta turística e de valorização dos corredores de património natural da região” de Coimbra, dando a conhecer quatro grandes rotas e 85 pequenas rotas e percursos interpretativos num total de 700 quilómetros de trilhos.
“O grande objetivo desta iniciativa visa promover os recursos naturais da Região através de uma rede de trilhos pedestres, desde as pequenas rotas às Grandes Rotas do Alva, Bussaco e Mondego, que proporcionam vários dias de caminhadas e experiências associadas”, pode ler-se na nota.
Mortágua vai ser representado nas grandes rotas de Mondego, Bussaco e Caminho Natural da Espiritualidade. Nas pequenas rotas, destaca-se o percurso das Quedas de Água das Paredes. Além deste percurso, existem ainda outros dois percursos homologados, o Percurso da Fraga e o Percurso das Várzeas.
O projeto resultou de uma candidatura ao programa Centro 2020, com vista no reforço de informação através de painéis, folhetos, estruturas de apoio e sinalética direcional quer em percursos pedestres existentes quer na criação de novos de forma a promover os valores naturais da Região de Coimbra.
Para além do guia, a CIM Região de Coimbra vai oferecer um conjunto de percursos estruturados que irão realizar-se em cada um dos 19 municípios que a compõem, incluindo Mortágua, durante um ano.