No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) quer capacitar os estudantes do ensino superior para a garantia de qualidade. A iniciativa surge do projeto Capacitar para a Qualidade, que promove uma formação que terá início em outubro.
As inscrições estão abertas até 31 de maio, com atribuição de bolsa aos participantes. O projeto organizador, que foi contemplado pelo concurso dos apoios especiais promovido pelo IPV face à atual pandemia, vai ainda atribuir um prémio para boas práticas.
“O projeto tem como objetivos principais desmistificar o sistema interno de garantia da qualidade e promover e recompensar a participação mais ativa e a implementação de boas práticas”, explica o Politécnico em comunicado.
Neste âmbito, está prevista a atribuição de 15 bolsas de participação, no valor de 200 euros cada uma, a dez estudantes do Instituto, dos quais dois por escola, e a cinco estudantes externos.
A partir de outubro, os alunos selecionados vão realizar formação sobre padrões de garantia da qualidade para o ensino superior e auditorias a sistemas, participar num encontro nacional entre instituições com sistemas certificados e colaborar na realização de auditoria interna.
Ao mesmo tempo, o melhor desempenho do sistema interno de garantia da qualidade do Politécnico de Viseu vai ser reconhecido com prémios de boas práticas no máximo de quatro no valor global de 4.000 euros para a aquisição de bens e serviços por departamentos da instituição.
“O objetivo será medido através da verificação da evolução dos indicadores de desempenho do sistema e dos resultados apresentados nos relatórios das áreas nucleares e dos serviços. Será também medido o interesse da comunidade na participação na atividade de auditoria através da medição do número de candidaturas efetivas relativamente ao número de candidaturas esperadas”, detalha o IPV.
A equipa do projeto “Capacitar para a Qualidade” inclui diversos estudantes, professores e colaboradores do IPV, além do parceiro internacional Universidade de Ancara, na Turquia.