No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O trabalho criativo de crianças internadas na pediatria do Hospital de Viseu está agora ilustrado num postal do CTT que pode ser adquirido dentro e fora de Portugal. Esta integrada no projeto “Marinheiros com Esperança” que envolve os serviços de todos o país e que este ano foi dedicado à Europa.
O lançamento contou com a presença de Elisa Cardoso, diretora do serviço de pediatria do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, que se emociona ao recordar o projeto e todas as crianças que nele estão envolvidas, acrescentando ainda que “o postal para além do valor artístico, demonstra todo o empenho e dedicação de todos.”
Segundo Ana Maria Príncipe, colaboradora do serviço de pediatria do Centro Hospitalar de S.João no Porto e coordenadora do projeto, “a história é escrita com mar”, uma vez que conta com o apoio institucional da Marinha e das Forças Armadas.
A iniciativa teve origem em 2017 com a comemoração dos 700 anos da Marinha. Mas é no dia mundial da Europa, em 2020, que a Fundação Carlos V convida Ana Maria Príncipe a celebrar todos os feitos conseguidos com o projeto “Marinheiros com esperança”. A partir daí, juntam-se alguns dos serviços de pediatria do país e são convidados a desenhar as bandeiras dos 27 países que constituem a União Europeia.
A cerimónia foi marcada pelo carimbo dos postais e das assinaturas das principais pessoas envolvidas no projeto, como é o caso de Raúl Moreira, que afirma que a iniciativa “representa a esperança de todas as crianças da região de Viseu”.
As dificuldades são ultrapassadas e o domínio cognitivo das crianças é desenvolvido de uma forma mais didática. Para além da imagem que se vê agora reconhecida a nível europeu, há uma exposição que conta também com vários desenhos feitos pelas crianças do serviço de pediatria do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. A exposição do livro contém também ilustrações das crianças dos vários serviços de pediatria do país.
O postal que circula por toda a Europa pode ser adquirido em qualquer posto CTT e tem um custo de oitenta cêntimos.
Questionada do que seria feito da imagem, Ana Maria Príncipe deixa uma questão no ar: “Será que o futuro da obra será o gabinete da presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen?”
Cerca de 40 pessoas estiveram presentes na comemoração da iniciativa “Celebrar a Europa Congregando Saúde”, no Centro Hospitalar Tondela-Viseu.