No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O projeto teatral Creta lançou recentemente o podcast “O Lugar de Onde se Ouve”, cujo primeiro episódio consiste no relato de uma visita imaginada da cantora norte-americana Beyoncé a Viseu.
Os podcasts foram criados devido à situação pandémica e ao confinamento para que os criadores não parassem e exercitassem a imaginação. Neste podcast, o relato é feito a partir da Taberna Dona Maria, onde a Beyoncé recorda alguns momentos de sua estadia em Viseu.
O episódio “Coisas que só uma taberna típica pode fazer por si” foi escrito pela atriz e dramaturga brasileira Keli Freitas e interpretado pela atriz Sónia Barbosa.
Keli Freitas foi um dos quatro dramaturgos que foram convidados a visitar Viseu para escreverem narrativas ficcionadas para lugares reais da cidade. Segundo a Creta, o objetivo do projeto passa por “conseguir criar uma segunda superfície da cidade, um mapa feito da imaginação de dramaturgos em língua portuguesa”.
Alex Cassal, Inês Barahona, Keli Freitas, e Rui Pina Coelho foram os dramaturgos convidados tendo escolhido um lugar da cidade de Viseu como palco para as suas histórias ficcionais, interpretadas por atores da região.
A par de “O Lugar de Onde se Ouve”, os podcasts “Cartas de CRETA”, “Princípio de um Espectáculo” e “Quase Invisível” visam oferecer ao público de Viseu “uma programação que enriqueça a sua relação com as artes performativas”, estando disponíveis no site www.creta.teatrodacidade.pt.