No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Viseu, um distrito repleto de cultura, onde a gastronomia típica é acarinhada e valorizada não só pela região como, também, por todo o país. Conhecido como as terras de bem comer e comer bem, a gastronomia é uma das grandes apostas deste território.
Por ser um distrito do interior, a riqueza dos pratos encontra-se nas carnes serranas e enchidos beirões com o brinde dos vinhos do Dão, terminando com as célebres doçarias que representam a cultura destas terras.
Pratos Tradicionais
Dando proveito aos sabores da região centro, encontramos diversos pratos típicos que não pode perder.
Revestidos por uma camada dourada, própria da assadura, podemos destacar a Vitela Assada de Lafões e o Cabrito Assado no forno a lenha, ambos acompanhados por batatas – uma mistura de sabores verdadeiramente regionais.
O Rancho à Moda de Viseu é, também, um dos pratos mais conhecidos da zona. Nasceu, durante a Guerra Civil entre os liberais e os absolutistas, a pedido de um comandante de modo a confecionar-se uma refeição motivadora para as tropas. Este é um prato reconfortante, composto por carne de galinha, porco e vitela, grão-de-bico, massa, batata e hortaliças.
Por fim, mas não menos importante, é necessário realçar o Arroz de Carqueja, uma carne acompanhada com um arroz à base de Carqueja; a Chanfana, um prato à base de carne de cabra, tradicionalmente já velha, mergulhada em vinho tinto e assada dentro de caçoilas de barro preto em fornos a lenha; a Sopa da Beira preparada com duas variedades de legumes e uma fatia de presunto, ou osso.
Doces Típicos
Igualmente conhecido pelas suas deliciosas doçarias, o distrito de Viseu dá-nos a provar o célebre e obrigatório Viriato, um bolo que herdou o nome do herói (mítico) de Viseu, recheado com doce de ovos, levando uma camada por cima de açúcar em pó.
O Pastel de Vouzela – o doce mais emblemático do concelho – é conhecido pela sua massa fina e leve, contendo um recheio de doce de ovos que proporcionará uma degustação gastronómica rica.
As Cavacas de Resende, um bolo de massa fofa coberta por uma calda açucarada, os Caçoilinhos do Vouga, com amêndoa moída, feijão branco cozido e ovos-moles, e as Castanhas de Ovos de Viseu, caracterizadas pelas grandes quantidades de ovo e açúcar, recebem, na mesma medida, vários elogios.
Esta viagem gastronómica poderá iniciar-se em alguns restaurantes como a Casa Arouquesa, a Muralha da Sé, o Cortiço e a Santa Luzia, apresentando-nos sabores regionais, terminando com doces regionais na famosa pastelaria Capuchinha.