5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Viseu Demo Tapes: eterniza as bandas de rock, punk, metal, alternativo e experimental de Viseu

Viseu Demo Tapes: eterniza as bandas de rock, punk, metal, alternativo e experimental de Viseu

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
24.07.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
24.07.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu Demo Tapes: eterniza as bandas de rock, punk, metal, alternativo e experimental de Viseu

Já certamente ouviu falar de Viseu Demo Tapes. Se não, cá estamos. Ricardo Ramos, músico da cabeça aos pés é o autor deste projeto. “Bandas do distrito com alguma ligação a sonoridades de rock, punk, metal, experimental e alternativo. Do mais “tradicional” destas áreas ao mais vanguardista”, destaca Ricardo o conceito do Viseu Demo Tapes.

Nos anos 90, Ricardo Ramos pisou os primeiros palcos, passando por bandas como os Dirty Coal Train, Tiger Picnic, Puny, Gibberish, Funny Bunny, entre muitas outras. Devido à sua carreira como músico, mais tarde recebe um convite da Associação Fora de Rebanho para fazer uma compilação de músicas das bandas com registo rock, punk, pós-punk e experimentalismo do distrito de Viseu.

“Abordaram-me para ceder temas para uma compilação. Infelizmente não avançou na altura. A minha recolha nunca teve como objetivo uma compilação, mas digitalizar para mostrar e conservar um espólio que estava a desaparecer e disponibilizá-lo gratuitamente na internet”. E assim foi, Ricardo criou um arquivo online e gratuito para “os interessados e melómanos. Honrar os divulgadores e músicos que integraram bandas e infelizmente não estão connosco, como é o caso dos saudosos Jorge Humberto (Viseu Fora de Horas), José Valor (Fonoplia, CPRB, MAjor Alvega), Rodrigo (Sapere Aude), Bruno (Pesadelo Crónico)” e muitos outros.

Ricardo Ramos procura eternizar o legado viseense em formato físico. “Até agora saíram edições limitadas em Cassete de um ensaio de 1984 dos Bastardos do Cardeal, ensaios dos Alta-Mente, as duas primeiras maquetes em quatro pistas de Puny. Saiu um CD duplo de edição limitada com várias bandas: Dead Corporation, Inercia, Autopsia, Funny Bunny, Losing Respect, Mancebos, Sapere Aude, Eugénios S.A., German Sex, em que as bandas ficaram com a maior parte das cópias para distribuírem”.

Pontuais e limitadas são assim caraterizadas as edições deste projeto, tendo em conta que Ricardo procura conseguir chegar a um maior público. Viseu Demo Tapes além fronteiras é o seu maior objetivo. Deixa ainda um desafio ao pelouro da Cultura da Câmara de Viseu: “apostarem numa edição mais “séria” e num documentário”. Vontade não lhe falta e muitos são os apoiantes.

Todo o material documentado do projeto está disponível no bandcamp (https://viseudemotapes.bandcamp.com/). “Por vezes os downloads gratuitos mensais esgotam e os preços ficam a 0,50 cêntimos, mas nesse caso são todos convidados a usarem aplicações como o Jdownloader para proceder ao download sem pagar”. Preservar este espólio com reedições é a grande aposta.

A nona edição do festival Que Jazz É Este? iniciou esta quarta-feira (21 de julho) e termina este domingo (25 de julho). Viseu Demo Tapes faz as honras na última meia hora de cada dia do festival, com as melhores músicas alternativas das bandas viseenses. “Vou tentar fazer um apanhado do início e dos projetos mais relevantes dos anos 80 e 90 e terminar com projetos atuais. Vamos ver se o tempo dá para tudo”, remata.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar