No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Cerca de 3.900 alunos visitaram o Laboratório Móvel das Ciências Viseu Dão Lafões no último ano letivo. O balanço foi divulgado esta segunda-feira (16 de agosto) pela Comunidade Intermunicipal.
O laboratório percorreu os 14 municípios da região e teve 27 paragens, tendo acolhido um total de 3.884 alunos dos terceiros e quarto anos de escolaridade. A iniciativa juntou 252 professores e 241 turmas de 22 agrupamentos de escolas.
Em comunicado, a CIM Viseu Dão Lafões refere que a iniciativa teve focado em temáticas como a tecnologia, a programação e a robótica através da “Fábrica de Robots”, onde foram desenvolvidas 221 ações, e também com outros temas como as alterações climáticas, o corpo humano e os engenhos.
O módulo “Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas” foi o escolhido em 93 ocasiões, seguido do “Corpo Humano” com 62 ações, “A Nossa Escola no Cosmos” com 32 ações e “Engenhos e Engenhocas” com 30 ações.
O Laboratório Móvel das Ciências continua a percorrer os concelhos da região Viseu Dão Lafões em época de férias escolares.
O presidente da CIM, Rogério Abrantes, refere que esta iniciativa veio “disponibilizar, aos alunos da nossa região, uma proposta pedagógica estimulante, com materiais e conteúdos inovadores, capaz de alargar os seus horizontes e potenciar as suas capacidades, acrescentando valor ao processo de ensino e aprendizagem”.
O responsável acrescenta que a temática relativa às alterações climáticas “foi a mais procurada pelos docentes, o que vem reforçar a importância dos projetos de literacia ambiental que a CIM tem desenvolvido junto das escolas e da comunidade”.