Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Falta um dia para se ouvirem os motores dos carros, motas e aviões que vão dar vida a mais uma edição do Caramulo Motorfestival. O maior festival motorizado em Portugal está de regresso para mais três dias de muita diversão para os amantes do automobilismo.
Como já é costume, o evento vai contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Conhecido pela sua ligação ao futebol, como treinador, André Villas-Boas, um dos pilotos convidados, é igualmente conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos.
Além de colecionador de automóveis antigos, com preferência por modelos italianos, o técnico é também um veterano de provas de todo-o-terreno, como é o caso do Rali Dakar.
A sua participação no Caramulo Motorfestival já é uma tradição, fazendo-se acompanhar pelo seu tio Pedro Villas-Boas, que é considerado um nome de referência na modalidade de todo-o-terreno. Foi um dos primeiros portugueses a aventurar-se no Paris Dakar.
Fernando Batista, presidente do Targa de Clube, também entra na lista de convidados do Caramulo Mortofestival. Considerado um dos grandes pilotos portugueses dos anos 60, Fernando experimentou várias modalidades, desde velocidade, rali, perícias e até uma incursão pelos autocross.
Em 1970 sagrou-se Vice-campeão Nacional de Velocidade em Gr.2. É seguramente um dos poucos pilotos que correram nos três míticos traçados citadinos portugueses, nos antigos traçados da Boavista e Vila Real, e ainda em Vila do Conde.
Da ilha da Madeira vem também Adalberto Melim, um aficionado do mundo automóvel que participa regularmente em diversas provas de clássicos. Participou pela primeira vez num rali de regularidade em 1976, do qual se sagrou vencedor.
Desde então, tem participado em diversas provas de clássicos, nomeadamente ralis, rampas, regularidades e slalom, entre as quais se destacam a vitória no Campeonato Nacional de Ralis em 1999, na classe de Grupo 1, o primeiro lugar na Volta Galp a Portugal de regularidade em 1998 e 1999, e a vitória no Rali de Portugal Classic em 2004.
Luís Lisboa, experiente navegador português, junta-se a este “elenco” de luxo. Enquanto copiloto, participou em mais de 150 ralis, contando com 13 participações no Rali de Portugal e 11 provas a contar para o WRC, contando com 22 títulos no seu palmarés.
Já como piloto, Luís Lisboa participou por três vezes no Troféu Datsun e por 15 vezes no Troféu Caterham.
No lote de pilotos consta ainda o nome de Francisco Sande e Castro, Vice-Campeão Europeu do Troféu Citroën no ano de 1994. Participou ainda duas vezes no Rally Paris-Dakar ao volante de um UMM.
No motociclismo, Alex Laranjeira é um dos convidados da edição deste ano do Caramulo Motorfestival. O motociclista competiu durante os anos 80 e 90 no Campeonato Nacional de Superbike, alcançando um palmarés invejável.
Foi por três vezes segundo classificado (1989/1994/1995) e terminou a competição por duas ocasiões no terceiro lugar (1990/1993). Pelo meio, em 1992, venceu o Grande Prémio de Macau de Superbike.
Maninho Sobral é também um dos nomes confirmados para este evento. O pilto tem uma das carreiras mais completas do mundo motorizado, tendo competido em duas e quatro rodas.
A paixão pelas duas rodas remonta aos anos 70, altura em que competiu no Grupos das 50 em Vila Real. Maninho Sobral é um dos poucos pilotos portugueses que participaram no TT da Ilha de Man.
O piloto ainda chegou a ter uma experiência nas quatro rodas, vencendo vários troféus ao volante de um MG Metro e de um Renault Clio. O regresso às motas deu-se no GP Legends, realizado no Circuito do Estoril, com uma Yamaha TZ750.