ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
mentores-formação-scaled
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Rescaldo/autárquicas: Cavernães para o PSD, Mundão para o PS. Tomada de posse ainda não tem data

Rescaldo/autárquicas: Cavernães para o PSD, Mundão para o PS. Tomada de posse ainda não tem data

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
28.09.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
28.09.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Rescaldo/autárquicas: Cavernães para o PSD, Mundão para o PS. Tomada de posse ainda não tem data

A data para a tomada de posse do novo executivo de Viseu ainda não está definida mas, segundo a lei, terá de ocorrer até ao 20.º dia posterior ao apuramento definitivo dos resultados eleitorais.

O PSD saiu vitorioso da noite eleitoral de domingo e Fernando Ruas vai, assim, regressar a uma autarquia que deixou há oito anos. Consigo leva o atual número dois, João Paulo Gouveia, a empresária Mara Almeida, a encenadora Leonor Barata e o professor Pedro Ribeiro.

Já o PS liderado por João Azevedo conseguiu o melhor resultado de sempre no concelho de Viseu. Os socialistas conquistaram 38,26 por cento da votação, traduzida em 19.968 votos (menos 4 395 que o PSD) e quatro mandatos para o executivo camarário. Com João Azevedo seguem Marta Rodrigues, atual responsável pelo Centro de Emprego e Formação Profissional e o consultor Miguel Pipa. A incógnita está ainda se o quarto da lista, José Chaves, assume ou não o lugar de vereador em não permanência, uma vez que pertence aos quadros da PSP.

Ainda no rescaldo dos resultados eleitorais, no concelho de Viseu, tirando a freguesia sede, a maior votação do PSD foi conseguida em Cavernães (66,03%). A do PS foi em Mundão.

Mas há mais resultados que, de uma forma ou outra, surpreenderam. CDU e CDS ficaram sem representação na Assembleia de Viseu; enquanto o BE manteve e o CHEGA entrou logo à primeira.

E ao nível do distrito, o concelho de Resende foi o único do distrito onde o PS ganhou a câmara, mas a Assembleia Municipal ficou com maioria para o PSD. No entanto, como só socialistas têm mais juntas de freguesia, acaba por ser este o partido em maioria neste órgão autárquico.

Já em Vila Nova de Paiva, o PS também ganhou e ficou com dois mandatos, mas a oposição (PSD e Nós Cidadãos!) elegeu três lugares no executivo. Aqui, pode-se colocar a possibilidade de ser feita uma “geringonça” para dificultar a atuação do partido vencedor.
Os movimentos independentes, no distrito de Viseu, conseguiram 268 eleitos.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar