policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Festival Finta regressa esta semana à ACERT com cinco peças de teatro

Festival Finta regressa esta semana à ACERT com cinco peças de teatro

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
09.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
09.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Festival Finta regressa esta semana à ACERT com cinco peças de teatro

Começa esta terça-feira (9 de novembro) o 27.º Finta, o festival internacional de teatro organizado pela ACERT de Tondela.

O evento propõe uma programação marcada por “cinco espetáculos de teatro, um de novo circo, três companhias nacionais e três internacionais oriundas de Espanha e Brasil”, afirmou há uma semana a diretora da programação do festival, Ilda Teixeira.

A programação começa às 19h30 de hoje com a peça “Pranto de Maria Parda” do Teatro Nacional D. Maria II, com a encenação de Miguel Fragata e baseada no texto de há 500 anos do Gil Vicente.

Na quarta-feira (dia 10), o dia é marcado pela estreia da peça “ELA” às 21h45, procurando contar a história do drama vivido por alguém que sofre de esclerose lateral amiotrófica, juntando três mulheres no mesmo palco. O amor é outro dos temas que vão ser refletidos nesta peça que inclui no seu elenco de personagens um casal do mesmo sexo.

À quinta-feira (dia 11), é apresentado “Entre Eles Dois” da companhia Escola de Mulheres, que reflete sobre a vida de dois jovens que estão prestes a serem enviados para uma instituição psiquiátrica: uma rapariga que foi internada por tentar matar a mãe e um rapaz que tentou suicidar-se. A peça sobe ao palco também às 21h45.

Na sexta-feira (dia 12), sobe ao palco às 21h45 o espetáculo da companhia espanhola Kolektiv Lapso Cirk “Ovvio”. Uma proposta de novo circo que propõe ser um espetáculo de equilíbrios no fio da navalha entre riscos assumidos e quedas inevitáveis.

O Finta terminará no sábado (dia 13) com os espetáculos “Loops” da companhia catalã Engruna Teatro, uma peça de marionetas, manipulação de objetos e música através de um diálogo entre um violoncelo e uma flauta, e “Hamlet Cancelado” do Núcleo Vinicius Piedade & Cia., que conta a história de um figurante que está inconformado com o cancelamento do espetáculo Hamlet e decide construir por sua conta e risco a adaptação. “Loops” está marcado para as 16h30 e “Hamlet Cancelado” será apresentado às 21h45.

A par das edições anteriores e em paralelo com as peças, o FINTA vai também realizar duas oficinas de formação: uma de construção de máscaras em barro com Xana Monteiro e Carlos Lima, dois artistas locais de Molelos, e outra de escrita com Marcia Zanelatto a partir das 10h00 de sábado.

A programação do festival deste ano inclui ainda o lançamento de dois novos cadernos de teatro da companhia Trigo Limpo Teatro ACERT dedicados às peças “A Lua é um Olho Preto” e “Qu’ilhados”, marcado para as 18h00 de sábado.

Na apresentação da programação aos jornalistas na semana passada, o diretor da ACERT, José Rui Martins, revelou que o Finta deste ano quer apresentar-se “com dignidade” numa altura em que a associação cultural de Tondela comemora os 45 anos de atividade.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar