No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Só está há dois anos entre as melhores a jogar andebol em Portugal e, esta época, à sexta jornada lidera a Primeira Divisão com os mesmos pontos que o Benfica. Em São Pedro do Sul, a Academia leva cinco vitórias e um empate.
É até esta fase um percurso imaculado. Ana Seabra, a treinadora, diz-se feliz pelo momento da equipa. “Estamos a acumular vitórias. São pontos importantes para o resto da época. Ainda não encontrámos as equipas que, teoricamente, são as mais fortes e candidatas ao título. No entanto, de qualquer maneira, para nós e para a equipa, o mais importante é sempre o próximo jogo sem criar expectativas elevadas, mas crescendo e tentando fazer o nosso trabalho para que a equipa esteja cada vez mais confiante e consistente”, assinala.
O segredo para, em ano de estreia entre as melhores a jogar andebol em Portugal estar a conseguir estes resultados, é o esforço das atletas. “É o trabalho conjunto e elas acreditarem. Se não trabalhassem bem, não conseguiam. Vivemos um momento de união do grupo. Elas querem mais, querem evoluir e acreditam que podem ganhar. O segredo é o trabalho no treino e acreditar que o trabalho vale a pena”, explica a treinadora
Ana Seabra não define nesta altura um lugar a atingir na tabela classificativa, antes prefere olhar para a conquista dos três pontos em cada jogo. “O ano passado estivemos numa situação de quase descida. É muito importante criarmos uma equipa sustentável, não só nos seniores, mas criarmos condições na formação para elas evoluírem e serem atletas que no futuro possam integrar a equipa sénior. Acima de tudo queremos fazer a melhor classificação possível. Temos uma equipa jovem que se construiu de novo e que, por isso, vamos também conhecendo as nossas capacidades e debilidades”, defende a treinadora da equipa feminina da Academia de Andebol de São Pedro do Sul.
A próxima jornada é frente ao Juve Lis, no Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul, este sábado, dia 20, às seis da tarde.