Há 53 farmácias e quatro laboratórios que fazem agora testes rápidos de antigénio à Covid-19 comparticipados na região de Viseu.
A lista foi atualizada recentemente pelo Infarmed, que regista a nível nacional um total de 580 farmácias e 115 laboratórios.
Fora da lista estão alguns concelhos da região como Aguiar da Beira, Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe e Tarouca, que não têm espaços com os testes disponíveis. Já Armamar tem apenas um laboratório a realizar a testagem.
Viseu é o concelho com mais farmácias abertas para testes, num total de 17 estabelecimentos. De resto, há mais 16 concelhos do distrito que têm pelo menos uma farmácia aderente.
A medida entrou em vigor na passada sexta-feira (19 de novembro) e irá prolongar-se até ao final deste ano, a 31 de dezembro. Cada utente terá um limite máximo de quatro testes comparticipados por mês.
O regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional foi aprovado inicialmente e terminou em outubro, tendo em conta que Portugal estava próximo de atingir os 85 por cento da população totalmente vacinada contra a Covid-19.
No entanto, o Governo decidiu prolongar a medida e abranger toda a população.
O Governo irá pagar um valor máximo de 10 euros às farmácias por cada teste realizado, que será gratuito para os utentes. Os testes apenas podem ter lugar nas farmácias e laboratórios devidamente autorizados pela Entidade Reguladora de Saúde.