5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Falta de enfermeiros em Aguiar da Beira compromete vacinação à Covid-19

Falta de enfermeiros em Aguiar da Beira compromete vacinação à Covid-19

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
02.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
02.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Falta de enfermeiros em Aguiar da Beira compromete vacinação à Covid-19

A vacinação da população de Aguiar da Beira contra a Covid-19 pode estar em causa devido à falta de enfermeiros.

O Centro de Saúde local só tem dois enfermeiros ao serviço, quando tinha antes quatro, denuncia o sindicalista Alfredo Gomes. A situação repete-se depois de já a ter ocorrido em 2016. O porta-voz do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses defende por isso a contratação de mais profissionais para um universo de mais de 4.000 utentes.

“É um problema crónico deste centro de saúde, que está sempre com o mínimo de enfermeiros. Havia quatro enfermeiros e, porque dois deles meteram baixa por questões de saúde, só estão neste momento dois enfermeiros ao serviço”, explica.

Segundo o sindicalista, esta falta de profissionais compromete seriamente “quer as atividades normais quer as derivadas da luta contra a pandemia”, incluindo a vacinação junto da população do concelho.

“Isto preocupa-nos imenso, ainda mais quando se trata de população envelhecida e de uma zona do interior, muito fria e nesta altura do inverno. Uma região onde os acessos são difíceis e, às vezes, para uma única assistência ao domicílio é preciso uma manhã inteira”, sublinha.

Alfredo Gomes acrescenta que a ACES Dão Lafões foi contactada sobre esta situação e respondeu que “não tinha pessoal para colocar lá porque tinha de tirar os enfermeiros de outro sítio”.

“Para colocar num lado, vai tirar do outro? Como se diz, para tapar a cabeça destapa os pés? Sabemos que o ACES colocou a questão à ARS no sentido de lhe ser permitido contratar diretamente enfermeiros, se é que os consegue encontrar no mercado”, indica.

Alfredo Gomes defende que o ideal passa por “haver seis enfermeiros”. “O Governo já publicou um decreto que permite às ARS contratarem enfermeiros para esta nova vaga da pandemia”, aponta.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses enviou, na passada terça-feira (30 de novembro), uma carta à Administração Regional de Saúde do Centro “a alertar para o problema e a pedir a urgente contratação de enfermeiros para colocá-los no Centro de Saúde o mais rápido possível”.

“Estamos numa fase crucial da luta contra a pandemia e é necessário responder às necessidades da população. As pessoas têm horas a mais e folgas a arder e estão cansadíssimas. É urgentíssimo e é para ontem colocar mais enfermeiros porque, senão, compromete seriamente os cuidados à população”, afirma Alfredo Gomes, acrescentando que todos os centros de saúde da região estão no limite.

Alfredo Gomes disse saber que “já foi aberto um concurso na ARS Centro, mas que está ainda na fase de entrega de candidaturas”, o que faz com que “não haja enfermeiros tão cedo, porque são processos demorados e já não vai responder em tempo útil, nesta fase de inverno”.

Contactada pelo Jornal do Centro, o Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões garante que o processo de contratação de enfermeiros nas unidades onde há mais carência, como Aguiar da Beira, já está em andamento, estando à espera de uma resposta a um procedimento concursal por parte da ARS Centro.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar