No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Cinquenta e três famílias de 21 freguesias de Viseu vão passar a ser apoiadas pelo programa municipal Viseu Habita.
Os apoios foram concretizados esta quinta-feira (16 de dezembro) para reabilitar casas e garantir melhores condições de habitabilidade.
por parte da Câmara e estiveram presentes numa cerimónia que decorreu esta manhã no Solar do Vinho do Dão.
Destas famílias, 26 beneficiarão de trabalhos de melhoria da eficiência energética ou do comportamento térmico das habitações.
Na sessão, o presidente da autarquia, Fernando Ruas, destacou a importância desta iniciativa e garantiu que o seu executivo vai “continuar com este projeto”.
“Vamos continuar a mostrar esta ajuda às famílias carenciadas que apresentem projetos porque este não é só um contributo para ajudar socialmente as pessoas, mas é também um forte contributo para a coesão territorial e sobretudo para a coesão social”, acrescentou.
Caetana Tomás, que vive em Viseu há 50 anos, foi uma das contempladas pelos apoios da autarquia. Oriunda de Moçambique, disse que esta ajuda já vai suportar parte das obras que vai fazer na sua residência, que “era da mãe da minha sogra e esteve 18 anos habitada”.
“Fizemos tudo em 2004. Agora calhou isto e a casa está a precisar de obras porque tem muita humidade. É um gelo e as paredes precisam de levar arranjos, as janelas, tudo. É uma boa ajuda e já é qualquer coisa”, afirmou.
A Câmara de Viseu recorda que, desde que arrancou em 2003, o Viseu Habita já apoiou cerca de 1.600 famílias num investimento acumulado de cerca de 7,8 milhões de euros.