No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os casos de Covid-19 continuam a aumentar no concelho de Viseu. Nas últimas duas semanas, registaram-se mais 910 casos na capital do distrito, onde “a situação continua com risco elevado”. A taxa de incidência é agora de 838 casos por 100 mil habitantes.
A um dia da véspera de Natal, a preocupação está instalada entre as autoridades locais que voltaram esta quarta-feira (22 de dezembro) a reunir-se na sede da Proteção Civil Municipal.
Ao Jornal do Centro, o vice-presidente da Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia, adiantou que três por cento dos “quase 6.500 testes realizados” nos centros de testagem instalados na cidade, “apareceram com resultado positivo à Covid-19”.
“Os níveis de incidência continuam elevados e estão, de alguma forma, disseminados pelas várias escolas e lares. Estamos em propagação ativa e, portanto, temos que ter o máximo de cuidado, evitar aglomerados de pessoas e evitar estar sem máscara onde quer que seja”, recomendou, frisando que “o mais importante é passarmos esta quadra natalícia com o máximo de segurança possível para que não venhamos a ter uma fatura pesada no dia a seguir”.
O vice-presidente pediu ainda à população de Viseu que à mesa de Natal “as pessoas que não coabitem, embora sejam da mesma família, fiquem, se possível, separados e mantenham a máscara colocada sempre que não estejam a usufruir da refeição”.
Nas últimas horas, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu teve registo de 43 pessoas internadas com o novo coronavírus, das quais 34 estão em enfermaria e nove na unidade de cuidados intensivos. Numa reação aos números, João Paulo Gouveia garantiu que a unidade hospitalar “ainda tem vagas suficientes”, negando, “na presente data”, a necessidade de reativar o Hospital de Campanha, instalado no Pavilhão do Fontelo.
Desde o início da pandemia, o concelho de Viseu já reportou 11.821 infeções pelo novo coronavírus, 163 óbitos e pelo menos 6.843 recuperados da doença.
Novos horários dos centros de testagem para o Natal
O centro de testagem drive thru instalado no Campo de Viriato, em Viseu, vai estar aberto 24 horas no fim de semana do Natal.
No Rossio, o centro dedicado ao despiste da Covid-19 irá funcionar das 14h00 às 20h00 no dia 23, das 9h00 às 13h00 nos dias 24 e 26 e estará encerrado no dia de Natal (dia 25).
Já em Jugueiros, até 23 de dezembro, o centro vai estar a realizar testes entre as 12h00 e as 20h00 e no dia 24 estará aberto desde as 8h00 até às 16h00. No dia 25 também estará encerrado.