Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Iniciativa Liberal aplaude fim do Viseu Arena

Iniciativa Liberal aplaude fim do Viseu Arena

pub
 Iniciativa Liberal aplaude fim do Viseu Arena - Jornal do Centro
24.01.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Iniciativa Liberal aplaude fim do Viseu Arena - Jornal do Centro
24.01.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Iniciativa Liberal aplaude fim do Viseu Arena - Jornal do Centro

A concelhia de Viseu do Iniciativa Liberal vê “com satisfação” o abandono do projeto Viseu Arena e a pedonalização de artérias da cidade como a Avenida Alberto Sampaio por parte da Câmara.

O executivo municipal presidido por Fernando Ruas revelou, na última reunião de Câmara, que Câmara de Viseu desiste do Viseu Arena e avança com Centro de Artes e Espetáculos.

O presidente da Câmara disse também que a pedonização da Avenida Alberto Sampaio será a e para quem vive e tem negócios naquela artéria, garantindo que ia dialogar com os moradores.

Em comunicado, o IL Viseu congratula-se com o cancelamento do Viseu Arena e lembra que sempre se opôs ao projeto concebido pela anterior Câmara Municipal, descrevendo-o como “megalómano, desproporcionado para a cidade e região e que traria mais despesa para o erário público que o ganho potencial com a sua prossecução”.

Ainda assim, os liberais garantem que irão aguardar pelas intenções da maioria na Câmara quanto ao Centro de Artes e Espetáculos, esperando que o projeto “seja planeado de forma harmoniosa, cautelosa nos custos e dimensões e ajustada à capacidade de resposta da população que procurará servir”.

“Entendemos que a cultura é merecedora de investimento, seja ele público ou privado, e apoio por parte das autarquias, contudo, tendo sempre em atenção a relação custo-benefícios e todas as alternativas para a aplicação dos fundos em causa”, acrescenta o IL.

Já relativamente à pedonalização da Avenida Alberto Sampaio, o partido diz que a proposta corresponde aos anseios defendidos na última campanha para as autárquicas com um plano de pedonalização do centro histórico “que auscultasse os seus moradores, comerciantes e utilizadores com mobilidade reduzida”.

Ainda assim, o IL quer ver esclarecidas algumas questões por parte da Câmara de Viseu, pretendendo saber se a autarquia terá em conta a opinião dos moradores e comerciantes da avenida “nomeadamente no que concerne a estacionamento noturno e cargas/descargas de mercadoria” e se “haverá uma especial atenção a cidadãos com mobilidade reduzida”.

Os liberais também se mostram preocupados com os transportes públicos, questionando à autarquia como serão ajustados os trajetos do MUV que passam pela Avenida Alberto Sampaio e os seus horários, e perguntam também se a pedonalização será “completa ou em regime de circulação partilhada”.

“Existem planos para a pedonalização de mais vias do Centro Histórico? Se sim, está preparado algum calendário da sua evolução, uma lista de prioridades e um plano de acompanhamento de longo prazo? Estará a Câmara Municipal de Viseu preparada para recuar na pedonalização caso esta se mostre negativa na avaliação global (caso que consideramos improvável, mas não impossível)?”, questionam.

No entanto, o Núcleo Territorial de Viseu diz que “o tempo deu razão às ideias” do IL e garante estar disponível “para participar no processo de reorganização urbana, da mesma forma que nos temos mostrado capazes de avançar com propostas de reforma extensas, preparadas e baseadas na melhor evidência”.

“A posição da IL Viseu é de diálogo construtivo, escrutínio constante e disponibilidade de cooperação com o Município de Viseu – assim nos seja pedida”, acrescenta a nota.

pub
 Iniciativa Liberal aplaude fim do Viseu Arena - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Iniciativa Liberal aplaude fim do Viseu Arena - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar