No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Jardim de Infância da Misericórdia de Lamego é uma das instituições de ensino que aderiu ao projeto “Heróis da Fruta”.
A iniciativa é promovida há mais de dez anos pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil e que decorre desde o início do atual ano letivo.
Por causa desta iniciativa, as crianças do jardim de infância comem “duas porções de fruta ou legumes na escola, a meio da manhã e ao almoço”, frisa uma nota da Misericórdia.
A instituição refere que a fruta tem sido “uma componente essencial” nas refeições servidas para “ajudar a combater a má nutrição infantil e prevenir doenças crónicas como a obesidade, a diabetes ou o cancro”, contando para isso com a colaboração de uma nutricionista.
Durante o desafio e como recompensa, as crianças do jardim de infância pintam “estrelas” no passaporte diário individual que trazem consigo.
No final, os mais novos recebem um diploma de “desafio cumprido” para reforçar a importância dos hábitos alimentares adquiridos.
“Em boa hora integramos este projeto nacional contra a obesidade infantil. Os benefícios da fruta são evidentes e muito importantes para a dieta dos bebés e das crianças confiadas à nossa instituição. Uma alimentação saudável quer-se variada, equilibrada e colorida”, refere o provedor da Misericórdia, António Carreira.
No projeto “Heróis da Fruta”, mais de 40 escolas do distrito de Viseu aderiram à edição 2021/2022.