No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, recebe a partir de quinta-feira (17 de fevereiro) a exposição “Sentinelas do Mar”.
A mostra já passou pelos concelhos de Nelas, Vouzela, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão e Carregal do Sal e ainda vai passar pelas bibliotecas de Oliveira de Frades, Aguiar da Beira e Sátão.
Em Mangualde, a exposição poderá ser vista até 4 de março das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, com entrada livre.
A iniciativa surgiu no ano passado fruto de uma parceria celebrada entre a Câmara de Nelas e a Autoridade Marítima Nacional, com vista a divulgar e valorizar o património em torno dos faróis nacionais, com 33 obras feitos por 10 pintores ibéricos.
Segundo frisa uma nota da autarquia de Mangualde, o objetivo da exposição é “valorizar um património notável e uma história ligada ao mar que tanto honra os portugueses”, lembrando que os faróis “tiveram sempre um papel importante tanto na orientação como também um sinal de regresso a casa durante séculos”.
A exposição foi inaugurada em junho de 2021 na vila de Nelas e, a partir de dezembro do ano passado, tem circulado por várias bibliotecas da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões.