Panel of four people speaking to an audience, with a large 'DESAIO' banner behind them and an eye image on the screen behind.
Close-up of hands in metal handcuffs around the wrists, in black-and-white.
en 222 resende
casas habitação aluguer comprar
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
trilho varzielas ofrades caramulo
Young couple near classical stone columns on a campus; the man with a backpack gazes upward as the woman looks on.
Concert stage with a band performing under purple lights; large orange screen behind reads 'SAMUEL URIA' in blue letters; audience silhouettes in foreground.
Home » Notícias » Diário » Câmara de Carregal do Sal abre novo concurso para requalificar Casa do Passal

Câmara de Carregal do Sal abre novo concurso para requalificar Casa do Passal

Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
14.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
14.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

A Câmara de Carregal do Sal vai abrir novamente um concurso para a requalificação e musealização da Casa do Passal, após um reajuste do valor para cerca de 1,8 milhões de euros, disse esta segunda-feira (14 de março) o seu presidente.

Paulo Catalino lembrou que os dois primeiros concursos para a requalificação da casa que pertenceu ao cônsul Aristides de Sousa Mendes, situada em Cabanas de Viriato, “ficaram vazios” e havia a possibilidade de fazer ajuste direto.

Segundo o autarca, foram consultadas três empresas com a intenção de começar as obras ainda no primeiro semestre deste ano, mas “isso não foi possível”.

“Tivemos que fazer um novo reajuste do projeto. Os projetistas fizeram a revisão, não só do projeto, mas dos preços”, contou Paulo Catalino, acrescentando que a autarquia falou com a Direção Regional de Cultura do Centro e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e haverá, “no dia 16, novo concurso para a adjudicação da obra”.

O valor inicial era de 1,3 milhões de euros, passou para 1,5 milhões de euros e atualmente está nos 1,8 milhões de euros.

“Acreditamos que, desta forma, vamos conseguir ter agora a possibilidade de alguém ir à obra, até porque as empresas que nós consultámos fizeram também já a sua própria revisão de preços”, contou.

Paulo Catalino disse ter tido a garantia, da parte da CCDR e da Direção Regional da Cultura do Centro, de que também haverá reajustamento do apoio comunitário.

“Não é uma obra regional, é uma obra nacional e internacional, portanto, estamos todos envolvidos no mesmo princípio. Acredito sinceramente que vamos conseguir desta vez arrancar definitivamente com as obras da Casa do Passal e do seu museu”, sublinhou.

A obra terá de estar concluída até final de junho de 2023, mas as empresas consultadas disseram “que estão em condições de conseguir garantir os prazos”, acrescentou.

Declarada Monumento Nacional em 2011, a antiga residência de Aristides de Sousa Mendes foi lugar de acolhimento de muitos refugiados salvos pelo diplomata e é considerada um espaço de relevância cultural, social e histórica de Portugal.

Depois de ter estado fechada ao público quase 50 anos, a Casa do Passal sofreu uma intervenção nas paredes exteriores e cobertura, em 2014.

pub

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar