No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Uma instalação vídeo-fotográfica que cruza arte, memória, identidade e cuidado está patente na Freguesia de Viseu e na FNAC Viseu até 30 de setembro, no âmbito do Mês Mundial da Doença de Alzheimer.
Intitulada “DESAIO – Interrogação e reflexão visual sobre a impermanência, a fragilidade e a convivência com a demência”, a iniciativa pretende contribuir para uma abordagem mais humana da demência e para a redução do estigma associado à doença.
A programação inclui sessões DOC + Talk, que combinam a exibição do documentário “DESAIO – um ensaio entre a arte e a presença do instante”, de Tomás Pereira, com conversas sobre memória, identidade, relações e cuidado.
A primeira sessão decorreu em 17 de setembro, na Freguesia de Viseu, reunindo, entre outros, o curador do projeto, Romulus Neagu, o presidente das Obras Sociais de Viseu, José Carreira, o vogal da área social da Freguesia de Viseu, Alberto Costa, e a assessora da Ação Social da Câmara de Viseu, Anabela Pires.
A tertúlia contou ainda com a participação da cuidadora informal Amélia Antunes, do realizador Tomás Pereira e da psicóloga Emília Vergueiro, do Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências.
José Carreira considerou que o projeto representa uma iniciativa de “humanização”, defendendo que experiências desta natureza “devolvem a pessoa ao centro” e evidenciam o papel do toque, do tempo e da presença no cuidado.
Também Amélia Antunes partilhou a experiência enquanto cuidadora, afirmando ter observado melhorias no marido ao longo do projeto e classificando a participação como “uma grande aprendizagem”.
A segunda sessão DOC + Talk, intitulada “Habitar o Instante”, está marcada para quinta-feira, 24 de setembro, às 18h00, na FNAC Viseu.
A iniciativa contará com José Carreira, um representante do Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências, a atriz e formadora Ilda Teixeira e Ana Paula Alves, participante no projeto #ID Memória Futura. A moderação estará a cargo de Romulus Neagu, bailarino, coreógrafo e mediador artístico.
Segundo a organização, a programação pretende promover uma reflexão sobre a demência enquanto experiência humana que envolve não apenas uma condição de saúde, mas também relações, afetos, tempo e cuidado.
A instalação DESAIO, composta por 16 obras, resulta do acompanhamento dos processos artísticos e relacionais desenvolvidos no projeto #ID Memória Futura, distinguido com o Prémio Seniores, promovido pela Fundação BPI | La Caixa.
A curadoria é de Romulus Neagu, enquanto a fotografia, vídeo e documentário são da autoria de Tomás Pereira.
Promovido pelas Obras Sociais de Viseu, CLDS 5G Viseu Plural, Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências, Comunidade Amiga na Demência e Intruso – Associação Cultural, o projeto conta com a parceria da Freguesia de Viseu e da FNAC Viseu.
A instalação pode ser visitada até 30 de setembro, na Freguesia de Viseu e na FNAC Viseu.