futsal-1024x576
default
sernancelhe e utad
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Carregal do Sal: autarquia assumiu competências da saúde, mesmo sem envelope financeiro fechado

Carregal do Sal: autarquia assumiu competências da saúde, mesmo sem envelope financeiro fechado

pub
 Lojas de Resende organizam passatempo do Dia dos Namorados
03.06.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Lojas de Resende organizam passatempo do Dia dos Namorados
03.06.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Carregal do Sal: autarquia assumiu competências da saúde, mesmo sem envelope financeiro fechado

A Câmara de Carregal do Sal já assumiu as competências na área da saúde. A autarquia assinou esta semana o auto de transferência com a tutela. Com esta decisão, o concelho tornou-se um dos poucos do país a aceitar as competências da saúde.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Catalino, justificou a decisão com a necessidade de prestar um melhor serviço de proximidade e qualidade para os utentes do concelho.

“Era preciso dar um sinal claro aos serviços e à população desta proximidade que é necessário haver entre o município e o Centro de Saúde. Entendemos que nós conseguimos fazer muito melhor este serviço se tivermos os mesmos meios financeiros necessários para que ele decorra com normalidade”, acrescentou.

Em declarações ao Jornal do Centro, o autarca socialista descreveu a descentralização na saúde como “um ato de alguma coragem” assumido pelo município.

“Na saúde, Carregal do Sal recebe transferência de competências de forma faseada, tínhamos de assumir o compromisso porque somos defensores da descentralização e da regionalização e achamos que este é o primeiro passo para fazermos um acompanhamento na saúde”, defendeu Paulo Catalino, que é também médico de formação.

Além do edificado, a Câmara assumiu também a responsabilidade pelo pessoal da carreira operacional. Paulo Catalino realçou que o orçamento será ajustado em função das necessidades do centro de saúde local.

“Temos a noção de que os recursos humanos são fundamentais e houve um compromisso do Ministério da Saúde de que vai acompanhar toda esta situação. Neste momento, o que precisamos é que os serviços estejam a funcionar com normalidade e que haja todas as condições para que possam desempenhar um bom serviço”, explicou.

Uma garantia que foi acautelada tanto com a Administração Regional de Saúde do Centro e o Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões como também com o Ministério da Saúde.

Questionado sobre o pacote financeiro, o autarca adiantou que os valores “ainda não estão completamente fechados”, lembrando que a situação tem sido acompanhada “de acordo com as necessidades que são prementes no Centro de Saúde”.

Também entre os concelhos que aceitaram competências na saúde, Cinfães assume as competências da saúde e da ação social.

pub
 Lojas de Resende organizam passatempo do Dia dos Namorados

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Lojas de Resende organizam passatempo do Dia dos Namorados

Notícias relacionadas

Procurar