5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » Taça de Portugal: Clubes do distrito começam a jogar pelo sonho do Jamor

Taça de Portugal: Clubes do distrito começam a jogar pelo sonho do Jamor

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
10.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
10.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Taça de Portugal: Clubes do distrito começam a jogar pelo sonho do Jamor

‘O sonho comanda a vida’ já escrevia António Gedeão e os clubes do distrito avançam este fim de semana para a primeira eliminatória da Taça de Portugal com renovada esperança. É que na última época, houve um representante da região na final da Taça. O Tondela, que saiu derrotado do jogo decisivo, escalou várias eliminatórias até lá chegar.

Este domingo entram em campo três clubes do distrito e há já dois que garantiram passagem à segunda ronda. O Castro Daire e o Lamelas tiveram a sorte de ficar isentos e saltam já para a companhia de Académico de Viseu e Tondela na próxima ronda da prova rainha.

Mas o distrito pode conseguir seis clubes na segunda eliminatória. Basta que, aos três que já lá estão, se juntem as três equipas que jogam este domingo: Mortágua, Resende e Lusitano de Vildemoinhos.

Nesta primeira eliminatória entram todas as equipas dos campeonatos distritais, as que garantiram o acesso através das taças distritais, as do Campeonato de Portugal e das da Liga 3. No total, 118 clubes foram a sorteio: 43 na qualidade de representantes das Associações Distritais e Regionais de Futebol, 54 clubes pelo Campeonato de Portugal e 21 clubes da Liga 3. De todas estas equipas, 34 ficaram isentos, algo que só acontecerá nesta eliminatória da Taça. Na ronda seguinte entram nas contas os clubes da Segunda Liga e, na seguinte, as da Primeira.

O Lusitano é o único dos três clubes que joga em casa nesta primeira eliminatória da Taça. A equipa de Vildemoinhos recebe a Sanjoanense, no Estádio dos Trambelos este domingo, às três da tarde. Os dois clubes já se defrontaram 16 vezes. O Lusitano só ganhou dois jogos, houve 10 vitórias da Sanjoanense e registaram-se quatro empates.

A última vitória do Lusitano diante da Sanjoanense aconteceu em 2014 durante o Campeonato Nacional de Seniores (atual Campeonato de Portugal). Nesse jogo, o Lusitano venceu por uma bola a zero. Há, agora, dois escalões a separar os dois clubes. O Lusitano joga a Divisão de Honra, a Sanjoanense atua na Liga 3. A equipa de São João da Madeira lidera mesmo a série A da Liga 3 com duas vitórias e um empate em três jogos.

O Resende joga também às três da tarde, mas fora de casa. A equipa do norte do distrito vai até Leça da Palmeira defrontar um adversário contra quem nunca jogou. Ao contrário do que acontece no caso do Lusitano, aqui, para além de não haver histórico negativo para o lado da equipa do distrito de Viseu, há uma equiparação. É que ambos os clubes jogam no Campeonato de Portugal. E há mais um detalhe curioso. Depois deste duelo, os dois conjuntos voltam a defrontar-se na semana seguinte para a série B do Campeonato de Portugal, mas dessa vez o jogo está marcado para Resende.

Por fim, o Mortágua. A equipa treinada por Rui Gomes quer avançar para a segunda eliminatória da Taça de Portugal mas terá de o conseguir a jogar fora de casa. O Mortágua vai até São João de Ver, campo onde nunca ganhou. Entre São João de Ver e Mortágua há dois jogos no histórico: uma vitória para a equipa do concelho de Santa Maria da Feira e um empate. Os dois clubes jogam agora o mesmo escalão: a Liga 3. Este domingo defrontam-se a partir das três da tarde e só um pode avançar para a segunda eliminatória da Taça.

Em toda a história da Taça de Portugal houve 13 clubes vencedores: Benfica, FC Porto, Sporting, Boavista, Vitória de Setúbal, Belenenses, Braga, Académica, Vitória de Guimarães, Leixões, Beira-Mar, Estrela da Amadora e Desportivo das Aves.

Nenhum dos clubes que levantou o troféu pertence ao distrito de Viseu que teve, no Tondela na última época, o primeiro finalista de toda a história do troféu. Nas últimas três edições da prova rainha, houve dois clubes do distrito a chegar às meias finais: Académico de Viseu e Tondela, este último viria mesmo a selar presença no Jamor. Haverá espaço para sonhar mais? Têm a palavra os clubes. Este domingo rola a bola.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar