No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
São quinze as propostas finalistas da segunda edição do Orçamento Participativo de Santa Comba Dão, organizado pela autarquia local. A votação arrancou na segunda-feira (dia 19) e vai decorrer um mês até 18 de outubro, estando aberta aos habitantes do concelho com mais de 18 anos.
O objetivo do município é “envolver o maior número possível de pessoas na decisão direta sobre a utilização de dinheiros públicos na promoção das políticas públicas”, estando alocados 40 mil euros, uma verba que duplicou relativamente ao ano passado.
A proposta “Ouvir as Árvores”, uma das 15 sujeitas ao sufrágio da população local, quer mapear as árvores autóctones com maior valor ecológico no concelho de Santa Comba Dão. Outra das propostas sugere a colocação de novas lombas nas passadeiras da Avenida da República devido ao perigo elevado de atropelamento.
Já o “Alojamento Rural para Aves” visa promover a conservação das espécies de aves e mamíferos e afirmar Santa Comba Dão no turismo rural sustentável. O projeto “Um Concelho Abrigo de Insetos” pretende criar abrigos ou hotéis para insetos junto das comunidades escolares, lares de idosos e demais equipamentos municipais.
Por seu turno, a proposta “Lavar a Vila” pretende convocar toda a população da aldeia da Vila Dianteira para tornar a localidade mais acolhedora e aumentar o número de visitantes.
Além de um plano municipal de acompanhamento do envelhecimento, do banco de ajudas técnicas e dos centros de recolha de biomassa, outra das propostas exige obras de melhoramento e mobilidade no Estádio Dr. Estêvão Faria.
O projeto “Naturalizar o Dão” visa desenvolver uma estratégia para naturalizar as margens do rio Dão, promovendo a presença de espécies autóctones, melhorando as condições de acesso e desenvolvendo um plano para combater a eutrofização da bacia através da plantação controlada de espécies vegetais aquáticas.
As restantes propostas incluem a construção de um campo de padel no polidesportivo de Pinheiro de Ázere, a criação de um miniparque de skate e de um campo de padel no Parque da Aldeia na Gestosa, o projeto Tik Tokas que quer proporcionar aos alunos do 9.º ano estágios de observação nos lares do concelho, o melhoramento das infraestruturas lúdico-desportivas dos recreios dos estabelecimentos escolares e a dotação das freguesias com equipamentos de som para a realização de eventos ou similares, colocando-os disponíveis para as suas associações, além de um equipamento insuflável para as crianças.
Os resultados devem ser conhecidos durante o mês de outubro. Os projetos mais votados serão incorporados na proposta do Orçamento Municipal. As 15 propostas estão disponíveis em forma de projeto no site do Orçamento Participativo.