Minas da Moimenta 1
carlos_peninha_natak_1_of_1
festival sopas sernancelhe
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Tony-Carreirajpg
5
viajar
Home » Notícias » Diário » Mais de 9.000 euros para premiar os melhores alunos de Tabuaço

Mais de 9.000 euros para premiar os melhores alunos de Tabuaço

pub
 Misericórdia de Lamego celebra 507 anos com concerto e celebração religiosa
26.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Misericórdia de Lamego celebra 507 anos com concerto e celebração religiosa
26.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mais de 9.000 euros para premiar os melhores alunos de Tabuaço

Doze alunos do Agrupamento de Escolas de Tabuaço receberam o Prémio Abel Botelho, por se terem destacado com o melhor desempenho no último ano letivo. A distinção foi entregue no final da semana passada pela autarquia local.

Este ano, o prémio – que completou a 19.ª edição – ascendeu aos 9.250 euros. O galardão é entregue desde 2004 para assinalar a vida e obra do escritor Abel Botelho, natural de Tabuaço que nasceu a 23 de setembro de 1854.

Além do reconhecimento dado aos melhores alunos do concelho, o município voltou a apostar na reedição da obra literária do autor comemorando os 167 anos do nascimento do autor.

Este ano foi reeditado “Amanhã”, considerado o primeiro romance português com um enredo passado no seio da classe operária documentando as primeiras linhas do pensamento anarquista em Portugal.

Ao longo das 19 edições da iniciativa, a Câmara de Tabuaço deu 124.250,97 euros aos melhores alunos do Agrupamento. Já o investimento na reedição das obras de Abel Botelho rondou os 77.597,02 euros.

A entrega do prémio ficou também marcada pela apresentação do projeto Planeta Show com a presença da cantora Áurea. O Planeta Show é um projeto pedagógico que quer promover o desenvolvimento sustentável.

O presidente do município, Carlos Carvalho, destacou a importância da iniciativa que representa “um dos pontos altos do cenário educativo” em Tabuaço.

“Se por um lado celebramos a vida e obra de Abel Botelho, um dos grandes vultos da literatura portuguesa, nascido em Tabuaço, e cuja obra tem sido trazida à leitura e ao conhecimento pela Câmara Municipal ao longo destes anos, celebramos também a dedicação, o empenho e o futuro dos nossos alunos”, disse.

pub
 Misericórdia de Lamego celebra 507 anos com concerto e celebração religiosa

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Misericórdia de Lamego celebra 507 anos com concerto e celebração religiosa

Notícias relacionadas

Procurar