5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » Taça. Cinco clubes do distrito, cinco desafios. Eis mais um domingo de bola

Taça. Cinco clubes do distrito, cinco desafios. Eis mais um domingo de bola

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
01.10.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
01.10.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Taça. Cinco clubes do distrito, cinco desafios. Eis mais um domingo de bola

A festa da Taça de Portugal serve este fim de semana mais um prato recheado de jogos de norte a sul do país. Cinco clubes do distrito de Viseu entram este domingo em campo para a segunda eliminatória da Taça de Portugal. Das cinco equipas presentes só uma jogou a primeira eliminatória. O Resende teve de eliminar o Leça, a jogar fora de casa, para chegar a esta fase da prova rainha. Das restantes quatro, duas (Académico e Tondela) entram apenas nesta eliminatória e duas (Castro Daire e Lamelas) ficaram isentas no sorteio da primeira eliminatória.

Olhando para o que aconteceu na época passada, o distrito teve na terceira eliminatória três equipas – duas delas eliminadas nessa fase (Académico e Castro Daire) e a outra foi finalista (o Tondela). Esta temporada, cinco clubes perseguem o objetivo de seguir em frente e de atingir a terceira ronda da prova rainha.

E é de manhã que se começa o dia. A sabedoria popular aplica-se no jogo que o Lamelas terá de fazer diante do Camacha. Os madeirenses, adversários de Castro Daire e Resende no Campeonato de Portugal, deslocam-se à freguesia do concelho de Castro Daire para jogar a segunda eliminatória da Taça de Portugal. O jogo começa às 11 horas da manhã e é um dos que abre o pano para mais um domingo com muitos jogos de futebol.

Não há qualquer jogo realizado entre Lamelas e Camacha e, nesta altura, há uma divisão a separar as duas equipas. O clube do concelho de Castro Daire joga os distritais da Associação de Futebol de Viseu, enquanto que o Camacha está no Campeonato de Portugal.

De resto, a única vitória alcançada pelos madeirenses este ano foi precisamente na Taça de Portugal, quando receberam o Amarante e venceram por 1-0, conseguindo, assim, apurar-se para a segunda eliminatória. Tirando este triunfo, a época faz-se, até agora, de um empate (contra o Castro Daire a um golo) e de uma derrota na série B do Campeonato de Portugal. Já o Lamelas entrou forte na Divisão de Honra: dois jogos, duas vitórias (contra Piães e Paivense).

Há três equipas do distrito a entrar em campo às três da tarde: Académico, Castro Daire e Resende. Para chegar à fase em que no ano passado foi eliminado, o Académico tem de ultrapassar o Fabril Barreiro. Os academistas jogam na margem sul do Tejo, tal como aconteceu em 1948, mas esperam resultado diferente.

É que nessa época, o Académico foi derrotado por quatro bolas a duas, após prolongamento. Na altura, o Fabril era a CUF, que viria a ser eliminada pelo Belenenses na eliminatória seguinte. Na época que agora começou, o Fabril soma uma vitória e uma derrota no Campeonato de Portugal. Quanto ao Académico só ganhou um jogo, empatou três e perdeu outros três.

À mesma hora, entra em campo o Castro Daire que também joga fora. Os castrenses viajam até à Sertã para defrontar o Sertanense. Ambas as equipas jogam o Campeonato de Portugal, mas com resultados distintos até à hora do jogo. O Sertanense ganhou os dois jogos que fez, o Castro Daire empatou as duas partidas que realizou. Não há histórico de confrontos entre os dois clubes.

O Castro Daire ficou isento no sorteio da primeira eliminatória da Taça e entra só agora em campo a contar para esta prova a eliminar. Já o Sertanense defrontou o Alcains, adversário do Mortágua no Campeonato de Portugal, e derrotou a equipa do distrito de Castelo Branco por 1-0, seguindo em frente na Taça.

Também o Resende começa a jogar o futuro na Taça às três da tarde deste domingo. A equipa treinada por Paulo Amor joga em casa contra o Felgueiras. O Resende protagonizou uma “remontada” na eliminatória anterior quando esteve a perder fora de casa, com o Leça e acabou por seguir em frente em tempo de prolongamento (1-2). Já no Campeonato de Portugal, os resultados têm sido diferentes e o Resende sofreu duas derrotas nas duas jornadas inaugurais da série B. Já o Felgueiras avança para esta eliminatória da Taça com três vitórias em cinco jogos.

A equipa do Felgueiras joga a Liga 3, um escalão acima em relação ao Resende e tem duas vitórias, um empate e uma derrota no campeonato.
O jogo mais recente é de má memória para o Felgueiras: a equipa sofreu uma pesada derrota na Póvoa, contra o Varzim. No histórico não há jogos realizados entre Resende e Felgueiras.

A fechar o dia (e a eliminatória) o jogo de cartaz: Académica – Tondela. Em campo estarão clubes com boas memórias na Taça. O Tondela é finalista em título. Os beirões conseguiram chegar à final do Jamor na época passada depois de ultrapassarem Camacha, Leixões, Estoril, Rio Ave e Mafra, defrontando, depois, o FCPorto no jogo decisivo.

O Tondela vai defrontar um histórico do futebol português e, mais concretamente, da Taça de Portugal. A Académica esteve já em cinco finais da Taça: venceu duas. A última vitória “dos estudantes” foi alcançada diante do Sporting na época 2011/2012, a primeira foi em 1938/1939, quando a equipa de Coimbra arrecadou a primeira edição de toda a história da Taça. Foram ainda finalistas diante de Benfica (duas vezes) e Sporting (uma vez), mas não conseguiram levantar o troféu.

Tondela e Académica só se defrontaram duas vezes, na última época em que a Académica esteve na Primeira Divisão. Nessa época, 2015/2016, houve uma vitória para cada lado. O Tondela ganhou no Estádio João Cardoso por 2-0, a Académica venceu em Coimbra por 2-1. Depois disso, o Tondela manteve-se na Primeira Liga até à época passada, já a Académica desceu na época transata até ao terceiro escalão do futebol português (Liga 3). Nesta fase, a equipa de Coimbra está no último lugar da série 4, já o Tondela está em quarto lugar da Segunda Liga.

Uma coisa é certa: cinco clubes do distrito entram em campo para a segunda eliminatória. Este domingo à noite se perceberá quantos seguem para a próxima ronda da Taça de Portugal.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar