No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Associação de Estudos do Baixo Dão (AEBD) inaugura, esta quarta-feira (dia 5), a exposição “Santa Comba Dão: Ontem e Hoje”, às 10h30, na sede da instituição, no antigo posto de turismo do concelho.
A mostra quer levar os visitantes a redescobrir as ruas de Santa Comba Dão, que foram fotografadas em 1962 a propósito de um estudo de proteção do aglomerado típico, efetuado pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. As fotografias foram guardadas no arquivo municipal de Santa Comba Dão, que emprestou o material à AEBD para a exposição.
“Em 2022, com base nesses registos de há 60 anos, partimos para uma jornada de descoberta, com recurso a um velho mapa das ruas e ruelas da ‘vila’. E se há sítios facilmente identificáveis, diríamos mesmo inalterados, outros há em que a passagem do tempo foi implacável, não existindo quase nada que nos permita ancorar a memória fotográfica”, refere a associação.
A AEBD convida, por isso, os visitantes a “percorrer e (re)descobrir estas ruas e sítios da nossa memória, nesta exposição que pretende, tão somente, mostrar o antes e o depois”.