No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A autarquia de Mortágua organiza, de 28 a 30 de outubro, a 13.ª edição do Fim de Semana da Lampantana, um dos pratos mais típicos da gastronomia do concelho.
Segundo a Câmara, que promove esta iniciativa, são 12 os restaurantes locais aderentes, dos quais dois que vão participar pela primeira vez. Além do serviço à mesa, 11 dos estabelecimentos vão também disponibilizar o serviço de take-away onde a pessoa pode levar a refeição para casa.
Na mesa, a lampantana será acompanhada de batata fardada, grelos e um vinho do Dão produzido em Mortágua e oferecido pelo município que já organizou recentemente uma reunião preparatória com os restaurantes.
A reunião visou “dar a conhecer as normas de organização do evento e prestar esclarecimentos sobre eventuais dúvidas, bem como divulgar o apoio logístico do Município e os prémios a sortear” que consistem numa caixa de vinho tinto Dão e num voucher de 60 euros que terá de ser gasto num dos restaurantes aderentes, refere o município.
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, aproveitou o momento para agradecer a participação e disponibilidade dos restaurantes e desejou o maior sucesso para os três dias do evento. A autarquia vai investir cerca de 20 mil euros na organização e promoção do evento.
O executivo municipal lembra que a lampantana, “além de constituir uma referência da gastronomia e do património histórico-cultural de Mortágua”, representa também “uma marca e um produto turístico diferenciador do concelho”.
Os restaurantes aderentes são A Lanchonete, A Mó, A Roda, Aldeia Sol, Cadete dos Leitões, Café Park, Floresta, Foral D. Manuel I, Lagoa Azul, Molho Pardo, Montebelo Aguieira e Origens.