5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » Taça: Tondela confia na história recente, Académico nem por isso

Taça: Tondela confia na história recente, Académico nem por isso

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.10.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.10.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Taça: Tondela confia na história recente, Académico nem por isso

Sábado é dia de Taça no distrito. Académico de Viseu e Tondela resistiram à segunda eliminatória e estão nos 32 anos de final da prova rainha. O Tondela tenta repetir o feito da época passada quando atingiu uma inédita final do Jamor, o Académico avança em busca de pelo menos repetir a história meia-final de há três épocas.

A verdade é que o Tondela joga contra uma equipa da Primeira Liga, escalão que abandonou há poucos meses. O sorteio da segunda eliminatória começou por retirar as bolas com os clubes primodivisionários e ao Tondela saiu o Santa Clara, tendo o fator casa, apesar de tudo, a favor. Se olharmos para os confrontos recentes, a história sorri ao Tondela.

Nas últimas duas vindas dos açorianos à Beira Alta, o Santa Clara perdeu sempre. E em ambos os casos, os jogos disseram respeito à Primeira Liga. Na época 2021/2022 o Tondela venceu por 3-0, uma temporada antes os tondelenses tinham também vencido por 2-0.

Com a ressalva de que nunca os dois emblemas se defrontaram para a Taça, em oito jogos realizados no Estádio João Cardoso, só por duas vezes o Santa Clara ganhou. A última vitória da equipa das ilhas de bruma em Tondela foi 2018/2019. A melhor participação do Santa Clara na Taça foi na época 2020/2021 quando os açorianos chegaram aos quartos de final, sendo derrotados pelo Braga. O jogo deste sábado arranca em Tondela às oito da noite.

Se o Tondela vê a história recente a dar alguma confiança, o Académico tem de olhar para os confrontos diretos recentes como um alerta. Apesar de haver, neste momento, três divisões a separar o clube viseense (2ª Liga) e o Oriental (distritais de Lisboa), a verdade é que a última visita do Oriental ao Estádio do Fontelo resultou em vitória dos lisboetas.

Foi a 30 de agosto de 2015 quando o Académico foi derrotado por duas bolas a zero em jogo a contar para a Segunda Liga de 2015/2016. O Oriental desceu nesse ano e está agora a jogar a 1ª Divisão da Associação de Futebol de Lisboa. Por agora, a equipa está em 10º lugar e soma 5 pontos: ganhou um jogo, empatou dois e ainda não perdeu.

Académico e Oriental defrontaram-se 7 vezes e o empate domina o histórico. Em sete encontros, quatro empates, duas vitórias para o Oriental e apenas uma para os academistas. O duelo entre viseenses e lisboetas terá início pelas três da tarde, no Fontelo.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar