policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Incêndios: ‘Ignição/Recomeço’, as histórias que não estão numa folha excel

Incêndios: ‘Ignição/Recomeço’, as histórias que não estão numa folha excel

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
15.10.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
15.10.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Incêndios: ‘Ignição/Recomeço’, as histórias que não estão numa folha excel

Cinco anos depois do grande incêndio que em 2017 atingiu o concelho de Tondela, Sara Figueiredo Costa e Zé Tavares percorreram uma das freguesias mais afetadas pelas chamas: Lageosa do Dão.

Dessa viagem de vários meses e de um encontro que marcou o início desta aventura nasceu o livro “Ignição/Recomeço”. São 64 páginas de histórias ilustradas que se interlaçam na história comum de uma comunidade. Histórias que vão “além da folha excel” de quem perdeu a vida, as casas, os animais.
Ao longo de vários meses, percorreram aldeias e caminhos, visitaram quintas, currais e vinhas, viram as marcas do fogo e a reconstrução que se lhe seguiu.

Tudo começou numa reunião na Junta de Freguesia, em dezembro do ano passado. Foram bastantes as pessoas que compareceram e que partilharam as suas histórias. “Ouvimos mais do que falámos. A reunião foi quase uma catarse”, começa por explicar o ilustrador Zé Tavares. “Todos partilharam o momento da história, do que aconteceu há cinco anos, não necessariamente a mesma história porque cada um tem a sua”, acrescenta a escritora Sara Figueiredo Costa. “Claramente era uma necessidade que as pessoas sentiam, precisavam de falar”, diz ainda.

O resultado é uma reportagem ilustrada daquilo que os dois autores “escutaram”. “Uma reportagem visual e escrita de um antes e de um depois e em que “o fogo é uma marca que está no meio do calendário”, como sublinha Zé Tavares.

“Sobretudo, escutámos o que tantas pessoas tinham para contar, não apenas sobre essa noite trágica e os muitos dias de pesadelo que se lhe seguiram, mas também sobre a freguesia enquanto comunidade. O que percebemos é que houve uma grande entreajuda. Temos histórias de pessoas que perderam os animais e no dia seguinte já alguém estava a reunir cabeças de gado. Na realidade, estes laços já existiam na comunidade, mas o fogo desvendou mais”, diz ainda Sara Figueiredo Costa.

O livro “Ignição/Recomeço” é lançado este sábado – 15 de outubro – na ACERT, em Tondela, associação que está a assinalar os cinco anos da tragédia dos incêndios que tiraram a vida a quase meia centena de pessoas.
O programa inclui ainda o lançamento do livro documental “Incêndios” (Textos de Rita Pereira e fotografias de Márcio Ribafeita, resultado do trabalho desenvolvido pelo CLDS
4G junto da comunidade sobre a memória coletiva desses dias9 e a exposição “Cinzas” do fotógrafo Miguel Valle Figueiredo.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar