Tom de Festa 2024
assinatura_protocolos_MECI_MCL-42
cinema na cidade por José Alfredo
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Padel de Tondela encerrado após derrocada de muro

Padel de Tondela encerrado após derrocada de muro

pub
 Padel de Tondela encerrado após derrocada de muro - Jornal do Centro
28.10.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Padel de Tondela encerrado após derrocada de muro - Jornal do Centro
28.10.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Padel de Tondela encerrado após derrocada de muro - Jornal do Centro

O Tondela Padel Club, inaugurado há dois meses, encontram-se encerrado desde o início da semana. O recinto desportivo foi fechado por ordem da Câmara Municipal após a derrocada de um muro no último sábado, dia 22 de outubro. A autarquia retirou o alvará de utilização do espaço, que tem sido alvo de queixas de moradores do bairro habitacional localizado junto ao recinto desportivo devido ao barulho. Os promotores do campo de padel dizem que, após a realização de algumas obras, estão prontos para reabrir.

“No passado fim de semana, ocorreu a derrocada de um muro do loteamento confinante com o referido empreendimento, arrastando parte da tubagem da rede predial de saneamento”, explica a Câmara de Tondela em resposta a um pedido de esclarecimento do Jornal do Centro.

“Em face dessa situação, foi nomeada uma comissão de vistoria composta por técnicos habilitados, para avaliação das circunstâncias do sucedido, bem como as consequências, tendo-se deslocado ao local na manhã do dia 24 de outubro.

Da vistoria realizada, resultou um conjunto de medidas de reposição de legalidade e segurança do espaço, de entre as quais a cessação imediata da utilização da concedida pelo alvará de autorização de utilização, com efeitos imediatos e até que sejam verificadas as condições legais para que seja novamente concedida essa autorização de utilização”, acrescenta a autarquia, que não explica em pormenor que medidas de reposição da legalidade terão que ser tomadas para o clube de padel voltar a entrar em funcionamento.

Ao Jornal do Centro, o município tondelense confirma ter recebido o mês passado queixas de moradores em relação ao campo de padel, reclamações que levaram a uma “avaliação interna dos serviços” em relação ao recinto desportivo.

A Câmara garante ainda que o “Tondela Padel Club, tem as suas instalações legalizadas”, tendo o alvará de utilização sido emitido em julho de 2022.

“Paralelamente, sem prejuízo de ter sido atestada a respetiva conformidade técnica naquele processo de legalização, foi requisitada por este município, externamente, a realização de competentes ensaios acústicos, com vista à aferição do nível de ruído, por ser este, até à referida derrocada, o objeto de maior destaque na referida queixa apresentada pelos moradores”, conclui a Câmara de Tondela na nota enviada ao Jornal do Centro.

O caso do Tondela Padel Club também já levou a uma intervenção dos vereadores da oposição socialista no município, que na última reunião do executivo exigiram uma resposta da autarquia face ao barulho, semelhante a carreiras de tiro”, e ao risco de novas derrocadas de outros muros.


Espaço pronto a abrir garantem promotores

Ao Jornal do Centro, Bernardo Marques, da direção do Tondela Padel Club confirma o encerramento do campo para a prática da modalidade devido ao aluimento do muro da urbanização contígua, que arrastou um tubo de saneamento que estava ligado a uma fossa céptica.

O responsável garante que as obras exigidas pela autarquia foram feitas até ao dia de ontem. Foi construído um novo muro e feita uma nova ligação à fossa, enquanto o sistema não é ligado à rede de esgotos municipal.

“Todas as obras possíveis foram já efetuadas até ontem. Desencostamos as terras, cobrimos essas terras com plástico impermeável para não haver aluimentos e neste momento temos todas as condições para estar abertos ao público”, acrescenta, lamentando que a Câmara ainda não tenha efetuado uma vistoria para o recinto poder reabrir.

Com o clube fechado desde segunda-feira, e três funcionários em casa, Bernardo Marques estima um prejuízo na ordem dos cinco mil euros.

Já em relação às queixas do barulho, e aos testes que uma empresa contratada pela autarquia irá realizar, o dirigente do Tondela Padel Club mostra-se tranquilo.

“Aguardamos que venham medir o ruído. Como é óbvio só um louco é que fazia um investimento como aquele que está ali sem ter essas precauções”, concluiu.

pub
 Padel de Tondela encerrado após derrocada de muro - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Padel de Tondela encerrado após derrocada de muro - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar