No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A autarquia de Nelas volta a assinalar este domingo (dia 13) o Dia Mundial do Enoturismo com visitas a produtores de vinho do concelho, provas e visitas a monumentos enoturísticos.
O objetivo é reforçar “a divulgação da cultura e das tradições, bem como dos produtores de vinho e do seu enoturismo, valorizando, assim, os territórios vinícolas”.
“Vão ser vários os motivos de interesse ao longo do dia, nomeadamente com visitas técnicas, provas de vinhos e divulgação do património enoturístico, numa oportunidade única dos participantes conhecerem, de perto, o que de melhor o concelho de Nelas tem para oferecer”, realça.
O ponto de encontro será no Largo do Escanção às 9h30. Os participantes irão visitar a Quinta da Amora Brava, a Quinta da Estaca, a Quinta da Boiça e a Lusovini com diversas provas de vinhos e queijo, culminando com um almoço livre entre as 13h00 e as 15h00.
O dia continua com uma visita às Lagaretas Medievais das Prazias, em Moreira, onde será realizada uma apresentação técnica do professor e investigador Jorge Adolfo Marques sobre “Os Primeiros Vestígios de Produção de Vinho na Região. Das Lagaretas Medievais ao Vinho do Dão”.
Segue-se uma visita à quinta dos Caminhos Cruzados, terminando com um “sunset”. A Academia Municipal de Artes de Nelas também irá fazer uma atuação. As inscrições estão abertas neste até sábado (dia 12).
O Dia Europeu do Enoturismo foi criado em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin), passando a ter um carácter mundial a partir de 2019. Penalva do Castelo também está entre os municípios que vão assinalar a efeméride.