No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A equipa sénior de futsal do Grupo Desportivo São João da Pesqueira (GPSJP) desistiu de competir na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu (AFV). A decisão do clube já foi confirmada à AFV e o próprio órgão do futebol distrital confirmou esta situação ao Jornal do Centro.
Preferindo não referir casos individuais, o presidente da equipa de futsal do São João da Pesqueira, Luís Lopes admitiu que a desistência de jogadores não deixou outra alternativa que não a da saída da maior competição de futsal do distrito. “Ninguém gosta de desistir nem de ver cinco anos de trabalho deitados abaixo”, assumiu o presidente do clube ao Jornal do Centro.
A verdade é que no último jogo estavam apenas seis jogadores disponíveis na equipa sénior: quatro jogadores sénior e dois juniores de primeiro ano. Sendo que no futsal têm de estar cinco jogadores em campo por equipa. “Mais vale darmos um passo atrás, para darmos dois à frente”, reitera Luís Lopes.
O futuro, diz o líder do GPSJP, está na aposta forte na formação, dos petizes aos juniores. “A equipa de juniores é de primeiro ano. Queremos juntar as tropas, fazer tudo com cabeça tronco e membros, com estabilidade que é o que se pretende”, referiu. O foco está em ter uma equipa sénior dentro de dois anos.
Luís Lopes assume dificuldades em levar avante equipa sénior e formação de clubes e aponta duas razões: falta de investimento e geografia. “Temos de ver a nossa realidade: somos o concelho mais distante do distrito. E para trazermos um jogador para aqui não é fácil. Comparar os apoios que temos com os nossos adversários do nosso distrito, ficamos muito aquém. Há Câmaras a investir fortemente”, assinala.
O GPSJP está perto de atingir 100 atletas inscritos, confirma o presidente. “Na formação o ano passado enviámos uma equipa para uma Taça nacional, fomos campeões distritais de infantis, ganhámos as duas taças de ouro em dois escalões. Houve muito sucesso e este ano creio que será de algum sucesso”, diz confiante o presidente do clube.