No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Biblioteca Municipal de Santa Comba Dão recebe, até 20 de dezembro, uma exposição documental que comemora os 100 anos de nascimento do escritor José Saramago. A autarquia local prolongou o período de exibição da mostra que recorda o percurso do Nobel de Literatura.
Além da exposição, decorre este sábado (dia 10), pelas 18h30, uma sessão de homenagem poética com a leitura de pequenas citações de Saramago.
Na mostra, estão expostas várias publicações à guarda da Biblioteca Municipal e que destacam o autor ao longo da sua trajetória.
Organizado por secções temáticas, o percurso expositivo dá a conhecer “não só as diferentes facetas do autor, mas a perceção da crítica, de outros artistas e da imprensa acerca de uma vasta obra, que além do romance, das crónicas, dos diários, inclui géneros menos conhecidos como a poesia e a literatura infantil”, realça a Câmara de Santa Comba Dão em comunicado.
“Da imprensa nacional à internacional, é ainda feita uma viagem pelas adaptações ao cinema de livros como O Homem Duplicado, Ensaio sobre a Cegueira e Jangada de Pedra, e pela visão de dois ilustradores do livro infantil A Maior Flor do Mundo”, acrescenta.
Na Biblioteca também estão expostas 15 frases proferidas por Saramago que foram divulgadas nas redes sociais da autarquia.