5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Stellantis Mangualde já produziu mais de 71 mil carros este ano

Stellantis Mangualde já produziu mais de 71 mil carros este ano

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
14.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Stellantis Mangualde já produziu mais de 71 mil carros este ano

A fábrica da Stellantis, em Mangualde, produziu nos primeiros onze meses do ano mais de 71 mil carros. A informação é avançada pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, que revelou os dados da produção automóvel nacional relativos a novembro.

De janeiro a novembro, a Stellantis Mangualde produziu 71.417 unidades, o que representa uma subida de 15,2 por cento em comparação com o período homólogo de 2021. Ao todo, a fábrica produziu 23.588 viaturas ligeiras de passageiros e 47.829 ligeiros de mercadorias.

Com este registo, a antiga PSA já superou os números do ano passado, que davam conta de uma produção de 67.838 veículos. No passado mês de novembro, a unidade fabril produziu 8.166 viaturas, mais 3% face ao mesmo mês do ano passado.

A maioria da produção realizada em Mangualde foi destinada à exportação, com 67.261 veículos expedidos para países como França (35,4% das exportações), Espanha (20,9%), Itália (7,5%) e Alemanha (5,7%), entre outros.

Caso a empresa mantenha o ritmo de produção em dezembro, a unidade que produz os modelos Peugeot Partner, Citroën Berlingo, Opel Combo e Fiat Doblò poderá superar mesmo o recorde de 2019, quando foram fabricados 77.606 veículos. Ao longo deste ano, a Stellantis representou 24,4% de toda a produção automóvel em Portugal.

Segundo a ACAP, o país produziu mais carros nos primeiros 11 meses de 2022 do que em todo o ano passado. Entre janeiro e novembro, foram feitas 292.525 unidades, uma subida de 9,9% face a 2021, quando foram produzidos 289.954 veículos. Também de acordo com a associação automóvel, todas as fábricas estão a produzir mais do que há um ano.

Na Autoeuropa, em Palmela, foram fabricadas 208.153 viaturas, mais 7,5% face a 2021. A unidade do grupo Volkswagen registou uma quota de mercado de 71,2% de janeiro a novembro.

Já a fábrica de camiões da Fuso no Tramagal produziu 10.197 unidades, um crescimento de 18,3%. Na fábrica da Toyota Caetano em Ovar, foram produzidas 2.740 unidades e, na unidade de autocarros da CaetanoBus em Vila Nova de Gaia, foram feitas 18 unidades e montadas 181.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar