5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » CIM Viseu Dão Lafões mantém descontos nos transportes públicos

CIM Viseu Dão Lafões mantém descontos nos transportes públicos

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
15.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
15.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 CIM Viseu Dão Lafões mantém descontos nos transportes públicos

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai manter os descontos nos transportes públicos no próximo ano. A medida foi aprovada pelos autarcas em sede do Conselho Intermunicipal, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART).

Em 2023, os preços dos bilhetes simples e pré-comprados vão continuar com um desconto de 25% sobre o preço de venda ao público. Já os passes sociais manterão o desconto de 35%.

Em comunicado divulgado esta quinta-feira, a CIM explicou que se encontra “alocada à redução tarifária dos transportes públicos da região uma verba de um milhão e setenta mil euros”, sendo 20% suportado pelos municípios que a integram e o restante pelo Orçamento de Estado.

“Com estas medidas de apoio à redução tarifária, a CIM Viseu Dão Lafões pretende beneficiar todos os utilizadores do sistema de transporte público regional e, assim, contribuir para a redução significativa dos encargos que estes assumem pela utilização destes serviços, fator que, num contexto económico adverso, a Comunidade Intermunicipal considera de extrema relevância”, realça o organismo em comunicado.

O presidente da CIM, Fernando Ruas, destaca também “o grande esforço que os 14 municípios fazem nesta medida em concreto, procurando-se que a mesma tenha um impacto positivo no orçamento familiar dos utentes, contribuindo, ainda, como mais um estímulo à procura dos serviços públicos de transporte de passageiros”.

A medida da CIM contrasta com o anúncio da Câmara de Viseu de que os preços dos bilhetes do MUV , seguindo a Taxa de Atualização Tarifária aplicada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (6,11 por cento). A medida municipal exclui os passes, que manterão os preços praticados este ano.

O PART é um programa de financiamento das autoridades de transporte para o desenvolvimento de ações que promovam a redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo, bem como o aumento da oferta de serviço e a expansão da rede.

A CIM Viseu Dão Lafões integra os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar