No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
2022 está a chegar ao fim, mas a fase de grupos da Divisão de Honra ainda entrará pelo novo ano. E há clubes que estão ainda a lutar por chegar aos quatro primeiros lugares do grupo.
Havendo dois grupos, a matemática dita que oito equipas lutarão pelo título distrital e consequente subida ao Campeonato de Portugal. Sendo que os restantes clubes que não consigam chegar aos quatro primeiros lugares terão de lutar pela manutenção numa outra luta que promete centrar atenções.
Para já, só restam quatro vagas no grupo dos “eleitos”. Cinfães e Lamelas, a Norte e Mangualde e Penalva do Castelo, a Sul, têm já vantagem suficiente para o quinto classificado e podem já ir-se preparando para a luta intensa.
Com 9 pontos em jogo, a Norte podem ainda chegar à próxima fase várias equipas. Em terceiro lugar nesta fase está o Nespereira, com 25 pontos e em quarto lugar o Lamego, com 23. Eram estes clubes – mais Cinfães e Lamelas, a apurarem-se caso agora terminasse. Mas faltam 12 pontos.
Entram também nesta luta Carvalhais (atual quinto, 20 pontos), Ferreira de Aves (atual sexto, 18 pontos), Paivense (atual sétimo, 17 pontos), Sátão (atual oitavo, 16 pontos) e Moimenta da Beira (atual nono, 16 pontos). Nestes últimos quatro clubes a esperança é mais remota, mas a matemática “obriga” a sonhar.
A Sul, a luta está mais reduzida. Com passagem garantida estão, reforce-se, Mangualde e Penalva. Atualmente, o terceiro lugar é ocupado pelo Oliveira de Frades, com 29 pontos, o Nelas é quarto classificado, com 26.
Estando 9 pontos em jogo, entram ainda nas contas, Vouzelenses (quinto colocado, 23 pontos), Lusitano (sexto colocado, 20 pontos) e Molelos (sétimo colocado, 19 pontos). Canas, Santacombadense e Roriz não têm qualquer chance de apuramento.
O ano de 2023 abrirá com a jornada 16. Depois, ficam a faltar jogar-se mais duas jornadas. A margem de erro estreita-se para se conseguir o objetivo de chegar aos quatro primeiros de cada grupo.