No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Um grupo de alunos da Escola Básica Grão Vasco, em Viseu, vai organizar na próxima segunda-feira (16 de janeiro) uma ação de sensibilização para a temática da saúde mental que consiste na colocação de um cordão de fitas à volta do estabelecimento de ensino.
A iniciativa decorre no âmbito do programa Parlamento dos Jovens. A iniciativa “Um abraço pela Saúde Mental. Dá um metro de ti para esta causa” é uma atividade que pretende sensibilizar para este tema. A Organização Mundial de Saúde sublinha que metade das doenças mentais surge aos 14 anos de idade.
“Isto acontece na adolescência, que é um período crucial para desenvolver e manter bons hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a saúde mental. Um abraço, seja de amor, carinho, amizade, saudade, ou de acolhimento, embora seja um gesto tão simples, pode beneficiar as relações e contribuir para o equilíbrio emocional”, referem os organizadores.
Nesta atividade, foi distribuído aos alunos, professores e funcionários da Escola Grão Vasco “um metro de fita azul que, depois de assinada, foi unida num cordão que será colocado em toda a volta da escola”. Isto para “representar um abraço entre todos, que, de forma figurada, estarão a dar as mãos pela causa da saúde mental”, justificam os alunos.
O cordão será fechado às 10h30 da próxima segunda-feira. O projeto faz parte das propostas apresentadas por alunos de Viseu para o Parlamento dos Jovens, cuja edição deste ano tem como tema a saúde mental nos jovens.