5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Proteção civil alerta para o frio

Proteção civil alerta para o frio

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
22.01.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
22.01.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Proteção civil alerta para o frio

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou este domingo (22 de janeiro) para as consequências da descida acentuada das temperaturas que ficarão abaixo de zero graus nos próximos dias e deixou várias recomendações à população para enfrentar o frio.

O distrito de Viseu entre esta segunda-feira e o final da semana vai registar temperaturas entre os zero graus e dois graus negativos. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já colocou a região sob aviso amarelo, entre esta noite e a manhã de quarta-feira.

Numa nota partilhada nas redes sociais, a proteção civil alerta para as possíveis intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação de habitações com recurso a lareiras e braseiras, ainda para o perigo de incêndio em habitações em resultado da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias elétricas e finalmente para a formação de gelo em troços de estradas, que poderá resultar em acidentes rodoviários.

Como medidas preventivas, a ANEPC pede à população para evitar uma exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, recomenda o uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente e à utilização de gorro, cachecol, luvas e meias quentes.

As pessoas são ainda recomendadas a ingerirem sopas e bebidas quentes e evitar o consumo de álcool. Quem trabalha ao ar livre deve usar roupa adequada, devendo ainda evitar esforços excessivos durante as tarefas que realize.

É também preciso tomar especial atenção com os sistemas de aquecimentos com combustão (braseiras e lareiras), os quais podem causar intoxicação e conduzir à morte devido à acumulação de monóxido de carbono, sendo necessário assegurar a adequada ventilação das habitações.

Os cidadãos devem evitar o uso de dispositivos de aquecimento antes de dormir, desligando-os da corrente antes de se deitarem. Na estrada deverão adotar uma condução defensiva e ter especial atenção aos locais da estrada suscetíveis de formação de gelo.

A proteção civil pede ainda às pessoas para atender aos familiares e vizinhos que possam necessitar de auxílio e apoio, nomeadamente pessoas mais idosas e em condições de maior isolamento e pede para que seja dedicada especial atenção aos grupos da população mais vulneráveis, como as crianças, idosos e as pessoas portadoras de patologias crónicas, bem como os sem-abrigo.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar