Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Câmara de Carregal do Sal assinou recentemente um acordo de cooperação e amizade com a cidade brasileira de Curitiba. O documento prioriza a “promoção do intercâmbio cultural” em torno dos valores da tolerância e da paz defendidos pelo ex-cônsul Aristides de Sousa Mendes.
Em comunicado, a autarquia de Carregal do Sal refere que o acordo “firma a geminação entre os dois municípios que se comprometem a cooperar no sentido de dinamizarem boas práticas” na promoção e intercâmbio da cultura, das tradições e do turismo, entre outras áreas. O acordo vigora durante dois anos e poderá ser prolongado pelo mesmo período.
O presidente da Câmara, Paulo Catalino, referiu que a assinatura representou “mais um passo, com assinalável significado na prossecução da evocação dos e aos valores preconizados” pelo antigo cônsul natural de Cabanas de Viriato.
Já o prefeito de Curitiba, Rafael Valdomiro Greca de Macedo, demonstrou a sua “enorme satisfação” em poder assinar o acordo e lembrou “o quão importante é dar o devido e merecido destaque” a Aristides de Sousa Mendes, que apelidou de “benemérito da Humanidade”.
Curitiba foi o primeiro consulado onde Aristides de Sousa Mendes exerceu a profissão de cônsul em nome do Estado português, entre os anos de 1918 e 1919. Na mesma cidade o Museu do Holocausto no Centro Israelita do Paraná prestou homenagem a Aristides em novembro de 2021.
O antigo diplomata salvou milhares de judeus do regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial. Nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de julho de 1885, e morreu em abril de 1954, no Hospital Franciscano para os Pobres, em Lisboa.