5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Cultura » Filme português nomeado para os Óscares em exibição em Viseu

Filme português nomeado para os Óscares em exibição em Viseu

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
16.02.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
16.02.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Filme português nomeado para os Óscares em exibição em Viseu

O filme “Ice Merchants”, do realizador português João Gonzalez e que está nomeado para os Óscares, estreou esta quinta-feira (16 de fevereiro) no circuito de cinema comercial. Viseu – onde a película venceu o festival Vistacurta – é uma das cidades que vai exibir a curta-metragem de animação nos cinemas NOS do Forum.

A distribuidora Cinemundo refere, em comunicado, que a curta-metragem é disponibilizada em “mais de 30 cinemas de nove exibidores”, com a possibilidade de ver o filme em espaços de Norte a Sul do país, bem como nas ilhas.

“Ice Merchants”, com 14 minutos de duração, é o terceiro filme de João Gonzalez, tem produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido.

Já antes de ter sido nomeada para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, a película foi um dos grandes vencedores da última edição do festival Vistacurta, organizado pelo Cine Clube de Viseu.

O filme, sem diálogos, tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício. A partir daí, o realizador João Gonzalez desenvolveu a história de um pai e um filho, que produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias de paraquedas para o vender na aldeia, no sopé da montanha.

“Comecei este filme como filme de escola, comecei a fazê-lo no meu quarto pequeno de Londres, nunca imaginei que poderia tomar este tipo de proporções. Foi uma surpresa muito agradável. Foram dois anos de trabalho, é muito gratificante, obviamente, sermos valorizados”, recordou o realizador à agência Lusa em janeiro passado, quando foi nomeado para os Óscares.

“Ice Merchants”, que soma dezenas de prémios internacionais, é um dos filmes candidatos ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

João Gonzalez está atualmente em Los Angeles, Califórnia, para dar a conhecer o filme nas semanas que antecedem a cerimónia dos Óscares, a 12 de março.

Na segunda-feira passada, João Gonzalez e Bruno Caetano participaram no tradicional almoço e fotografia de grupo com os nomeados da edição deste ano dos Óscares.

De acordo com a Agência da Curta-Metragem, o calendário de exibições de “Ice Merchants” em contexto de festival continua a crescer: Este mês, o filme estará em dois festivais na Bélgica, em março vai estar no festival Monstra, em Lisboa, no South by Southwest, no Texas (EUA) e ainda nos Países Baixos, Canadá, França e Espanha.

Antes dos Óscares, no próximo dia 25 “Ice Merchants” ficará a saber se vence o prémio de melhor curta-metragem nos Annie, para o qual está nomeado nos Estados Unidos.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar