Museu Terras de Besteiros 3
rui massena artista facebook
lapis solidarios
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Confraria Grão Vasco entroniza confrades no XI Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira

Confraria Grão Vasco entroniza confrades no XI Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
03.07.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
03.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Confraria Grão Vasco entroniza confrades no XI Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ realizou este fim de semana o XI Capítulo da Confraria, uma iniciava que entronizou vários confrades e confrarias, nos Claustros da Sé Catedral de Viseu.

Durante a iniciativa, foram entronizados 41 novos Confrades Cavaleiros, 10 Confrades Comendadores e marcaram presença 22 confrarias oriundas do Minho ao Algarve. Em jeito de balanço da iniciativa, a equipa liderada pelo Almoxarife, José Ernesto Silva, disse ter “o sentimento do dever cumprido”.

“Foram muitos dias de tensão, nervosismo e intenso trabalho, para que tudo corresse bem. Nem tudo foi perfeito, mas, garantidamente, o dia 1 de julho fica registado na memória das mais de centena de meia de pessoas que estiveram presentes”, refere uma publicação nas redes sociais.

A Fundação Aquilino Ribeiro (FAR), sediada em Soutosa, Moimenta da Beira, foi uma das entronizações e recebeu o Grau de Comendador, pelas provas dadas em prol da defesa, preservação e valorização da identidade cultural beirã. Este ano comemora-se os 60 anos da morte do escritor.

Foram ainda entronizados com o Grau de ‘Comendador’ a Casa de Saúde de São Mateus, a Caritas de Viseu, a Refood Viseu e a revista Gazeta Rural e Cristina Barroco, Diamantino Santos, Francisco Mendes da Silva, Luísa Mellid Monteiro e Paulo Sérgio Albuquerque.

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ entregou ainda o Beirão de Mérito, a maior distinção da Confraria, a Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro.

Ainda no fim de semana (2 de julho) decorreu o aniversário da Confraria da Casa do Distrito de Viseu, no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes que participou como palestrante, tendo sido agraciado com o Título de Comendador da Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco e da Confraria Irmã do Rio de Janeiro.

José Ernesto recebe Moção de Honra ao Mérito
Academia de Filosofia e Ciências da Casa Lucentina entregou uma Moção de Honra ao Mérito a José Ernesto, Almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco. A moção foi entregue pelas mãos do jornalista luso-brasileiro Ígor Lopes, que é também Embaixador Cultural da referida Academia em Portugal, durante a XI Entronização da Confraria.

Segundo a Academia, “o diploma mostra a importância do trabalho de José Ernesto na conexão entre Brasil e Portugal, com o auxílio da visão estratégica da Confraria que lidera em Viseu e que conta com pessoas engajadas no Rio de Janeiro, Manaus e Florianópolis, além de outras partes do mundo”.

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Outras notícias

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Notícias relacionadas

Procurar