0902231618442166db184e3619dc6a67a6b21ad752aaff783f6a
Assembleia Municipal Viseu julh 25 1
estrada da circunvalação viseu tempo sol nuvens 1
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Confraria Grão Vasco entroniza confrades no XI Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira

Confraria Grão Vasco entroniza confrades no XI Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira

pub
 Confraria Grão Vasco entroniza confrades no XI Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira - Jornal do Centro
03.07.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Confraria Grão Vasco entroniza confrades no XI Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira - Jornal do Centro
03.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Confraria Grão Vasco entroniza confrades no XI Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira - Jornal do Centro

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ realizou este fim de semana o XI Capítulo da Confraria, uma iniciava que entronizou vários confrades e confrarias, nos Claustros da Sé Catedral de Viseu.

Durante a iniciativa, foram entronizados 41 novos Confrades Cavaleiros, 10 Confrades Comendadores e marcaram presença 22 confrarias oriundas do Minho ao Algarve. Em jeito de balanço da iniciativa, a equipa liderada pelo Almoxarife, José Ernesto Silva, disse ter “o sentimento do dever cumprido”.

“Foram muitos dias de tensão, nervosismo e intenso trabalho, para que tudo corresse bem. Nem tudo foi perfeito, mas, garantidamente, o dia 1 de julho fica registado na memória das mais de centena de meia de pessoas que estiveram presentes”, refere uma publicação nas redes sociais.

A Fundação Aquilino Ribeiro (FAR), sediada em Soutosa, Moimenta da Beira, foi uma das entronizações e recebeu o Grau de Comendador, pelas provas dadas em prol da defesa, preservação e valorização da identidade cultural beirã. Este ano comemora-se os 60 anos da morte do escritor.

Foram ainda entronizados com o Grau de ‘Comendador’ a Casa de Saúde de São Mateus, a Caritas de Viseu, a Refood Viseu e a revista Gazeta Rural e Cristina Barroco, Diamantino Santos, Francisco Mendes da Silva, Luísa Mellid Monteiro e Paulo Sérgio Albuquerque.

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ entregou ainda o Beirão de Mérito, a maior distinção da Confraria, a Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro.

Ainda no fim de semana (2 de julho) decorreu o aniversário da Confraria da Casa do Distrito de Viseu, no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes que participou como palestrante, tendo sido agraciado com o Título de Comendador da Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco e da Confraria Irmã do Rio de Janeiro.

José Ernesto recebe Moção de Honra ao Mérito
Academia de Filosofia e Ciências da Casa Lucentina entregou uma Moção de Honra ao Mérito a José Ernesto, Almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco. A moção foi entregue pelas mãos do jornalista luso-brasileiro Ígor Lopes, que é também Embaixador Cultural da referida Academia em Portugal, durante a XI Entronização da Confraria.

Segundo a Academia, “o diploma mostra a importância do trabalho de José Ernesto na conexão entre Brasil e Portugal, com o auxílio da visão estratégica da Confraria que lidera em Viseu e que conta com pessoas engajadas no Rio de Janeiro, Manaus e Florianópolis, além de outras partes do mundo”.

pub
 Confraria Grão Vasco entroniza confrades no XI Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Confraria Grão Vasco entroniza confrades no XI Capítulo da Confraria de Saberes e Sabores da Beira - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar