No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A freguesia de Alcofra, em Vouzela, recebe no próximo sábado (15 de julho) a oitava edição da Mostra Gastronómica da Sopa Seca de Alcofra.
Este prato típico é feito à base de pão e da água do cozido e confecionado na padela (uma púcara de loiça em barro preto) e não na panela, tendo chegado a ser servido só em casamentos.
O programa começa às 09h00 com o percurso pedestre PR3 – Trilho da Serra do Caramulo. Trata-se de um percurso circular, com início e fim na Torre Medieval de Alcofra, onde vai decorrer a Mostra Gastronómica, com uma distância aproximada de 4,5 quilómetros.
O trajeto segue por ruelas, calçadas antigas e quelhas da localidade, contemplando ainda outros pontos de interesse como a Capela de São Martinho.
Nas margens do rio Alcofra, preservam-se inúmeras obras de engenharia, autênticas relíquias da arquitetura tradicional, onde as levadas, os moinhos de água e um lagar de azeite despertam a curiosidade de quem lá passa.
Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição até 14 de julho, no Posto de Turismo de Vouzela, pelo número 232 740 070 ou através do e-mail gab.turismo@cm-vouzela.pt.
Depois do percurso, o certame abre às 12h00 com uma arruada do Grupo de Amigos dos Bombos de Alcofra. Também vai haver uma tarde cultural a partir das 15h00 com atuações do Grupo de Cavaquinhos de Alcofra, do Grupo de Cavaquinhos de Pinheiro de Lafões, do Rancho Folclórico da Freguesia de Sul e do Grupo de Concertinas de Alcofra. O lanche convívio acontece a partir das 19h00.